A Diretoria do Fórum Cível da Comarca de João Pessoa, em parceria com o Núcleo de Gestão Socioambiental do Tribunal de Justiça da Paraíba, fortaleceu a campanha de recolhimento seletivo de lixo eletrônico. Alguns coletores foram distribuídos em pontos estratégicos do Fórum, com o propósito de conscientizar servidores (as), juízes (as), jurisdicionados (as) e todos que operam no segmento da Justiça a fazerem, corretamente, o descarte desse tipo de lixo.
“O recolhimento seletivo de resíduos eletrônicos é de extrema importância para o meio ambiente, por diversas razões. Os resíduos eletrônicos, também conhecidos como lixo eletrônico ou e-lixo, são todos os equipamentos e dispositivos eletrônicos descartados, como computadores, celulares, tablets, TVs, eletrodomésticos, pilhas, e baterias, entre outros”, comentou o diretor do Fórum, juiz José Herbert de Luna Lisboa.
O magistrado disse, ainda, que ‘a conscientização e a participação ativa de governos, empresas e cidadãos são essenciais para garantir o sucesso dessas práticas e para enfrentar os desafios relacionados ao descarte adequado do e-lixo, além de ser uma pauta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), voltada aos tribunais’.
Segundo informações da coordenadora do Núcleo de Gestão Socioambiental do TJPB, Renata Grigório, a ação faz parte de um projeto-piloto e, integra as diversas atividades, que foram realizadas na Semana do Meio Ambiente, comemorada neste mês de junho. “A importância dessa medida é conscientizar servidores(as) e usuários(as) do poder judiciário para o correto descarte dos materiais eletrônicos”, enfatizou a coordenadora.
Muitos são os pontos positivos para o recolhimento seletivo do lixo eletrônico. O primeiro deles está relacionado à redução da poluição. Muitos dispositivos eletrônicos contêm substâncias tóxicas, como chumbo, mercúrio e cádmio, que podem contaminar o solo, a água e o ar, quando descartados inadequadamente. O recolhimento seletivo e o tratamento adequado dos resíduos eletrônicos ajudam a evitar a poluição ambiental e seus impactos negativos na saúde humana e na biodiversidade.
Outro fator importante é a recuperação de materiais valiosos. Os dispositivos eletrônicos contêm materiais preciosos e valiosos, como cobre e paládio. O recolhimento seletivo permite a recuperação desses materiais, através de processos de reciclagem, reduzindo a necessidade de extração de recursos naturais e contribuindo para a economia circular, além de preservar os recursos naturais, já que a reciclagem de resíduos eletrônicos contribui para a preservação desses recursos, pois a extração de matérias-primas para a fabricação de novos dispositivos demanda grande quantidade de energia e recursos naturais.
Somado a isso, o descarte inadequado de resíduos eletrônicos leva a uma acumulação de lixo em aterros sanitários, ocupando espaço e aumentando a pressão sobre o meio ambiente. O recolhimento seletivo e a reciclagem ajudam a reduzir a quantidade de resíduos enviados a aterros, prolongando sua vida útil e evitando a contaminação do solo e das águas subterrâneas.
Conscientização – O recolhimento de lixo eletrônico é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância da reciclagem, da responsabilidade com o descarte correto e da preservação do meio ambiente. Essa prática promove a educação ambiental e incentiva a adoção de hábitos mais sustentáveis. Mais informações, entrar em contato com a Gerência do Fórum Cível, pelo telefone/WhatsApp (83) 99145-3437.
TJPB.