De acordo com a pesquisa do Ipespe e da XP divulgada nesta sexta-feira (14), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o líder das intenções de votos na corrida presidencial, com 20 pontos percentuais de vantagem em relação ao segundo colocado, Jair Bolsonaro (PL). O resultado indica a vitória do petista no primeiro turno.
Lula conquistou 44% das intenções de voto contra 24% do atual presidente. Os índices são iguais aos registrados em dezembro de 2021, no último levantamento feito pelos institutos.
Os dados da nova pesquisa indicam ainda uma estabilização de Sergio Moro (Podemos), que aparece em terceiro lugar do ranking, com 9% das intenções de votos, mesmo percentual de dezembro. Em novembro, quando a pré-candidatura do ex-juiz foi lançada, ele tinha conquistado 11%. A variação está dentro da margem de erro.
Em quarto lugar está Ciro Gomes (PDT), repetindo também os números de dezembro, com 7% das intenções de voto. Já João Doria (PSDB) teve queda de 1 ponto percentual, caindo de 3% para 2%, movimentação dentro da margem de erro. Rodrigo Pacheco (PSD), Simone Tebet (MDB) e Luiz Felipe D’Avila (Novo) estão com 1% cada.
Quando é perguntado sobre a certeza do entrevistado com o seu voto, a estabilidade dos dois líderes da pesquisa apresenta movimentações diferentes.
O percentual daqueles que dizem ter certeza de que não votarão em Lula vem caindo desde outubro, saindo de 46% para 43%. No mesmo período, o índice de entrevistados afirmando que não votarão em Bolsonaro subiu de 61% para 64%.
A taxa de certeza do voto em Lula cresceu entre outubro de 2021 e janeiro deste ano, indo de 38% para 44%. Em relação a Bolsonaro, saiu de 24% para 25%.
Numa hipótese de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente tem 56% contra 31% do atual mandatário. Na última pesquisa, o Ipespe dava 53% para o petista e os mesmos 31% para Bolsonaro.
Com informações de Metrópoles