A Secretaria de Saúde de Campina Grande comunica aos pacientes residentes no Município e aos pacientes de outras cidades pactuadas, que têm procedimentos agendados no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), que uma parte dos atendimentos está suspensa temporariamente e que, por isso, os procedimentos serão remarcados, posteriormente.
A medida se dá em função da greve dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que gerencia o HUAC.
A greve se inicia nesta segunda-feira, 18, por tempo indeterminado. Deste modo, os procedimentos como consultas, exames e cirurgias agendados para o HUAC, desta data em diante, estão suspensos até que a greve seja encerrada. A Secretaria Municipal de Saúde vai reagendar os procedimentos para a data mais próxima possível após o encerramento da greve.
Os procedimentos tidos como prioritários não serão afetados, a exemplo do setor de oncologia, ambulatório de infectologia, sala de pé diabético e fisioterapia, além do atendimento aos pacientes internados, funcionamento da UTI Adulto, UTI Pediátrica, CME e atendimento habitual de pessoas vivendo com HIV/Aids, pacientes de AME e procedimento de Pulsoterapia.
A Secretaria de Saúde de Campina Grande tem um contrato firmado com o Hospital Universitário de mais de R$ 20 milhões em procedimentos, por mês. O hospital escola garantiu que vai buscar formas de assegurar a manutenção do que está acertado na contratualização dos serviços da unidade hospitalar, como modo de não prejudicar o planejamento da gestão municipal, nem a execução dos serviços prestados aos outros municípios, que se dá por meio da pactuação das outras prefeituras com Campina Grande.
Os casos considerados urgentes que estavam marcados e que não se encaixam nos setores que vão permanecer funcionando, serão remanejados para atendimento em outras unidades hospitalares, clínicas ou serviços contratualizados da rede complementar do SUS na cidade ou da própria rede municipal de saúde. A gestão municipal reitera que a greve diz respeito a demandas dos servidores federais.
A Prefeitura de Campina Grande tem ampliado a parceria com o HUAC, tendo doado no mês passado um terreno para o hospital com o objetivo de ampliar a farmácia e a UTI oncológica. A Secretaria Municipal de Saúde está em contato permanente com a superintendência do hospital para contornar a situação e vai buscar ampliar a contratualização de serviços em outros hospitais para ampliar a oferta de procedimentos para a demanda do HUAC.