Uma nota divulgada nesta terça-feira (02) pela Prefeitura de Campina Grande descartou qualquer posição oficial sobre o cancelamento do Maior São João do Mundo 2021. Mesmo com o agravamento da pandemia, a ideia da festa popularmente conhecida no Nordeste brasileiro ainda não saiu da cabeça do prefeito Bruno Cunha Lima.
O gestor cogita realizar o festejo de forma híbrida, contudo afirma que este não é o momento para tal discussão, voltando o assunto para reiterar sue compromisso com a vacinação em massa da população campinense contra a Covid-19.
Conforme o texto divulgado, a decisão do cancelamento do São João na cidade jamais seria tomada de forma unilateral. Seria necessário diversas discussões com com todos os segmentos cruciais envolvidos no projeto.
Confira a nota na íntegra:
A Prefeitura de Campina Grande vem a público esclarecer que não existe, ainda, qualquer posição oficial sobre uma decisão extrema: o cancelamento do Maior São João do Mundo este ano. Objetivamente, ao ser abordado sobre o tema, durante entrevista na manhã desta terça-feira, 2, o prefeito Bruno Cunha Lima reafirmou que o compromisso da gestão municipal é a vacinação em massa da população contra a Covid-19, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, além da adoção de medidas preventivas e reforço na fiscalização que contribuam para impedir o avanço local da doença.
Jamais o prefeito Bruno Cunha Lima anunciaria, de forma unilateral, uma decisão de tamanha magnitude, como o cancelamento do Maior São João do Mundo, sem antes ouvir, discutir, avaliar e ponderar, de forma aprofundada, com todos os segmentos cruciais para o sucesso do mais importante evento turístico da Paraíba – nesse caso, o trade turístico, passando pelas empresas patrocinadoras, até os setores envolvidos diretamente na organização e realização da tradicional festa de 30 dias. Este foi o modelo consagrado no último sábado, 27, quando Bruno convidou representantes de 20 segmentos da sociedade organizada de Campina Grande para compartilhar os principais pontos do decreto preventivo de medidas restritivas para o enfrentamento da Covid-19, neste momento, no âmbito do Município.
O Maior São João do Mundo, além de ser um produto exitoso de quase quatro décadas, fruto da genialidade do poeta Ronaldo Cunha Lima, projeta internacionalmente Campina Grande, reafirma nossa identidade como povo e representa também o mais importante momento econômico do ano para a cidade, depois do Natal. No ano passado, assim como aconteceu com outros importantes eventos no Brasil e no mundo, nosso São João foi cancelado, corretamente, pelas circunstâncias gravosas e porque, até aquele momento, não havia uma perspectiva clara de vacinação em massa a curto prazo no País.
Desde janeiro deste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por orientação do prefeito Bruno Cunha Lima, vem mantendo diálogo permanente com os segmentos que contribuem e são beneficiados diretamente com o êxito do MSJM; já houve inúmeras reuniões com os principais players e setores econômicos e sociais. E desse trabalho de construção conjunta de perspectivas, nasceu um resultado produtivo: a Prefeitura hoje dispõe de um projeto de realização do Maior São João do Mundo 2021, tendo por base, pelo menos, três cenários pandêmicos possíveis. Todos, invariavelmente todos, mantém o foco principal em protocolos rígidos em prol da preservação da vida, além de levar em conta a possibilidade de aquecimento da economia local, preservação e geração de empregos e convivência com a pandemia.
Portanto, no que depender do esforço da Prefeitura de Campina Grande, desde que sejam garantidas todas as precauções e haja uma segurança sanitária na cidade reforçada pela celeridade possível no processo de vacinação, o Maior São João do Mundo poderá ser realizado, sim, com as naturais adaptações que a pandemia impõe aos organizadores de grandes eventos. Campina Grande não se acovarda diante dos desafios. O maior deles, a luta pela preservação da vida, temos vencido diariamente. Um dos nossos grandes orgulhos, nosso São João, conta com nossa torcida, nossa energia, nossos esforços e nossa fé.