O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Nominando Diniz, relator da medida cautelar que buscava impedir a posse de Alanna Galdino como nova conselheira da Corte, votou contra a suspensão. Em seu voto, apresentado nesta quarta-feira (23), o relator alegou inconsistências no processo e determinou o desentranhamento de documentos referentes à inspeção in loco na Secretaria de Planejamento do Estado.
“Antes de tudo, como presidente da instrução processual, Artigo 29 do regimento deste Tribunal, e em nome da lealdade processual, devo sanear as inconsistências do processo, determinando desistranhamento dos autos de todos os documentos do resultado da inspeção In loco na secretaria de Planejamento”, destacou o conselheiro.
A posse de Alanna Galdino como conselheira do TCE-PB tem sido alvo de questionamentos desde sua nomeação, feita em março deste ano após votação na ALPB e oficialização por parte do governador João Azevêdo (PSB).
O Ministério Público da Paraíba ingressou com uma ação judicial para suspender a posse, alegando que Alanna não preencheria os requisitos constitucionais exigidos para o cargo.
O julgamento no TCE-PB segue e os demais conselheiros ainda devem votar.
Redação com TCE