O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), participará da inauguração do parque eólico, na cidade de Santa Luzia, no Sertão, marcada para a próxima quarta-feira (22). O evento contará com a presença do presidente Lula (PT).
O equipamento, orçado em mais de R$ 3 bilhões, é o primeiro complexo híbrido de energia solar e eólica autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O complexo localizado no município paraibano é do grupo Neoenergia e contribuirá significativamente para a segurança do setor elétrico, com também do sistema energético de transmissão nacional.
Para João, a solenidade é de grande relevância na agenda administrativa da Paraíba pois a entrega do parque eólico vai garantir energia renovável para o estado.
“É um sistema muito grande, um investimento de mais de R$ 3 bilhões e na próxima quarta-feira serão instaladas as últimas placas, o sistema entrará em funcionamento, e o presidente inaugurará lá em Santa Luzia esse equipamento”, destacou o governador.
Estrutura
A infraestrutura de conexão da usina fotovoltaica Luzia será compartilhada com o Complexo Eólico Chafariz, com 15 parques que somam capacidade instalada de 471,2 MW e entraram em operação em 2022.
A Neoenergia também está construindo na região linhas de transmissão adquiridas no lote 6 do leilão 002/2017 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O novo parque solar está localizado a aproximadamente 11 quilômetros da subestação Santa Luzia II, que integra o projeto.