O Município de Sapé ficou em 4º lugar na região e em 12º lugar em todo o estado entre os municípios que mais vacinaram no Dia D, realizado em 22 de julho. No total, o município chegou a 91,27% de cobertura vacinal, alcançando o público-alvo.
A equipe dos profissionais de saúde também recebeu reconhecimento da Fiocruz pela contribuição para que o estado alcançasse altos índices nas campanhas de vacinação contra a poliomielite em 2022 e Influenza em 2023.
“A união e o engajamento social são fundamentais para que se cumpram os objetivos do SUS de promover saúde para todos e reconquistar as altas coberturas vacinais”, diz trecho do documento, assinado pelos coordenadores do ‘Vacinar Para Não Voltar’ Akira Homma e Maria de Lourdes de Sousa Maia.
Conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde, já foram aplicadas 1.566 primeiras doses, 164 segundas doses e 11.069 doses únicas, totalizando 12.799 vacinas aplicadas. A secretária de Saúde de Sapé, Franci Araújo, ressalta que a pasta tem investido em ações estratégicas de incentivo à imunização.
“Vacinamos nas unidades de saúde, vacinamos na feira central e até em supermercado. Temos levado nossas equipes a diferentes locais para promover a imunização e felizmente já temos comprovação de que esse plano é eficiente: Sapé se destaca pelos resultados”, disse.
Case de sucesso – A Secretaria de Saúde de Sapé foi selecionada no programa ‘ImunizaSus’ e apresentou para secretarias em todo o Brasil durante congresso em Goiás o case de sucesso das campanhas de vacinação realizadas no município. Com o tema ‘Na imunização, o básico funciona’, a Secretaria de Saúde mostrou a estratégia adotada ao longo dos últimos meses com ações constantes de imunização, como promoção de Dia D e campanhas temáticas.