• Sobre
  • Contato
17/06/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Tecnologia

MPPB, Sefaz e Unipê lançam game educativo sobre cidadania e tributos

26 de setembro de 2023
em Destaque2, Notícias, Paraíba, Tecnologia
Tempo de leitura: 4 mins de leitura
A A
MPPB, Sefaz e Unipê lançam game educativo sobre cidadania e tributos

Foi realizada, na tarde desta segunda-feira (25/09), na sede da Promotoria de Justiça de João Pessoa, a solenidade de lançamento do game “IPTU Teens”, uma ferramenta tecnológica idealizada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e pela Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz-PB) e desenvolvida por professores e alunos do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) para colaborar com a educação fiscal e cidadã de crianças e adolescentes. A iniciativa deverá ser disseminada para estudantes da educação básica, com o apoio da Secretaria de Educação do Estado.

Participaram da solenidade o procurador-geral de Justiça Antônio Hortêncio Rocha Neto; o secretário da Fazenda, Marialvo Laureano dos Santos Filho; o secretário de Educação do Estado, Antônio Roberto de Araújo Souza; o delegado da Receita Federal na Paraíba, Hamilton Sobral Guedes e a reitora do Unipê, Mariana de Brito Barbosa.

Também prestigiaram o evento o secretário-geral do MPPB, o promotor de Justiça Rodrigo Marques da Nóbrega; o coordenador e o ex-coordenador do Centro de Apoio Operacional às promotorias de Justiça de defesa do patrimônio público, os promotores de Justiça Carlos Davi Lopes e Reynaldo Serpa, respectivamente; representantes da Sefaz e das controladorias do Estado e do Município de João Pessoa, alunos e professores do projeto de extensão universitária do Unipê “Fábrica de Software”, que desenvolveram o jogo.

Antônio Hortêncio destacou que o projeto do game é o resultado da união de esforços em prol do bem comum. Para ele, a iniciativa contribuirá para a educação e a formação cidadã de crianças e adolescentes. “É sempre muito bom o Ministério Público participar de ações que contribuem com a sociedade. Além de ser o titular da ação penal, o Ministério Público tem se destacado em sua atribuição de defender os direitos da sociedade e, dentro dessa atribuição, temos procurado parcerias para que, juntos, possamos realizar mais rápido e de forma mais eficiente. O que está sendo lançado hoje é um exemplo disso: a união do MP, do Estado e da universidade para o desenvolvimento de um jogo, cuja intenção é capacitar pessoas para que possam fazer o controle social para que haja uma melhor prestação dos serviços”, disse.

O delegado da Receita Federal falou do potencial do game para despertar a curiosidade sobre a origem dos recursos necessários para financiar serviços e obras sociais. Os secretários da Fazenda e da Educação, por sua vez, também destacaram a importância da parceria e a relevância do game para a educação fiscal e cidadã de crianças e adolescentes. “Uma iniciativa como essa, voltada para a educação fiscal e para a compreensão da importância da arrecadação fiscal, capaz de ensinar o significado da contribuição de todos os cidadãos para a oferta de um serviço, proporciona a aprendizagem significativa. A Secretaria de Educação está junto nesse projeto de levar a todas as escolas da rede uma ação como essa”, disse o secretário de Educação.

Idealização e criação do game

O game “IPTU Teen” foi idealizado em 2020 pelo então coordenador do CAO Patrimônio Público, o promotor de Justiça Reynaldo Serpa, e a gerente da Escola de Administração Tributária (Esat/Sefaz-PB), Elaine Félix. A ideia foi criada para fortalecer o projeto estratégico do MPPB na defesa do patrimônio público intitulado “IPTU Legal” (que visa fomentar nos municípios o aprimoramento de ferramentas e estratégias para melhorar a arrecadação do IPTU, para que os recursos sejam revertidos em melhorias e serviços para a população) e o Programa de Educação Fiscal da Sefaz-PB.

Os dois buscaram o apoio da universidade para colocar a ideia em prática e foram recepcionados pelos professores Wallace Sartori Bonfim e Thiago Rodrigues Medeiros, que atuam no projeto de extensão universitária do Unipê “Fábrica de Software”.

De acordo com a reitora Mariana Barbosa, 14 estudantes participaram do projeto, sob a coordenação dos dois docentes, desenvolvendo o jogo educativo digital. Para isso foram realizadas reuniões presenciais e virtuais com os representantes do MPPB e da Esat, responsáveis por sugerir os conteúdos abordados no jogo.

O game foi desenvolvido numa linguagem responsiva (podendo ser jogado em computador e em celular) e tem como objetivo abordar conceitos de cidadania fiscal em três cenários distintos: escola, praça pública e câmara de vereadores de uma cidade de pequeno porte. “O público alvo da ferramenta são alunos entre nove e 15 anos de idade, que ao jogar tomarão decisões que possibilitaram um agir local, pois o município é a instância mais próxima do cidadão, e um intervir regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo e da vida em sociedade”, explicou o professor Wallace, durante a apresentação do jogo.

O game também oferece quizzes e um “mural do conhecimento” aos jogadores. Essas estratégias, segundo o secretário da Fazenda, contribuem para o desenvolvimento de uma consciência cidadã, ética e inclusiva, produzindo novos saberes para que os alunos possam exercer um protagonismo no exercício da cidadania e no desenvolvimento do senso de coletividade.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Governo Federal quer passar a produzir 70% dos insumos em saúde em 10 anos

Próxima Matéria

Prefeitura de Santa Rita entrega novo espaço de convivência e lazer em Várzea Nova

Matérias Relacionadas

Procon-JP multa postos que anteciparam aumento da gasolina e do álcool previsto para o dia 1º de julho

Distribuidora de combustíveis de JP é multada por não aplicar redução no preço da gasolina

17 de junho de 2025
Ministro do STF arquiva ação do PSDB nacional contra eleição antecipada de Adriano Galdino
Política

Galdino pressiona Republicanos por apoio para 2026: “O que eu preciso é da força”

17 de junho de 2025
Zé Ramalho e grandes nomes do forró comandam o São João de Bananeiras no dia 20 de junho
Cultura

Zé Ramalho e grandes nomes do forró comandam o São João de Bananeiras no dia 20 de junho

17 de junho de 2025
Próxima Matéria
Prefeitura de Santa Rita entrega novo espaço de convivência e lazer em Várzea Nova

Prefeitura de Santa Rita entrega novo espaço de convivência e lazer em Várzea Nova

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio