• Sobre
  • Contato
09/05/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Denúncia

MPF denuncia envolvidos em fraude à licitação para construção de escola em município paraibano

20 de setembro de 2024
em Denúncia, Destaque2, Paraíba
Tempo de leitura: 2 mins de leitura
A A
MPF investigará prefeitura paraibana por supostas irregularidades em licitação com empresa de material de limpeza

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou quatro pessoas por fraude à licitação destinada a construção de uma escola no município de Pedra Branca, na Paraíba. A denúncia, apresentada à 14ª Vara Federal da Seção Judiciária da Paraíba, na quarta-feira (18), acusa três empresários do ramo da construção civil e o funcionário de uma das empresas de se associarem criminalmente para fraudar licitação que envolvia recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os acusados teriam manipulado o processo licitatório para beneficiar a empresa DEL Engenharia, resultando em prejuízos ao caráter competitivo da licitação.

Conforme a acusação, os demandados formaram um conluio para fraudar a Tomada de Preços n. 04/2021, destinada à construção de uma escola com seis salas de aula e quadra no referido município. Dois dos empresários denunciados organizaram um esquema para pagar outras empresas para que desistissem da licitação. O objetivo era garantir que a DEL Engenharia fosse a vencedora. Os outros dois denunciados são o próprio dono da DEL Engenharia e um funcionário dele.

A denúncia relata que foram realizados pagamentos a várias empresas para que desistissem da licitação. Esses pagamentos foram feitos de forma a não serem identificados, utilizando contas de terceiros. Também foi fornecido documento vencido para gerar a desclassificação de empresa, tudo para garantir que a empresa DEL Engenharia fosse beneficiada na licitação.

Apesar dos esforços, a DEL Engenharia não conseguiu ser habilitada, mas o esquema retirou várias empresas da competição, prejudicando o caráter competitivo da licitação.

Na denúncia, o MPF pede a condenação dos quatro envolvidos pelos crimes de associação criminosa, cuja pena é reclusão de 1 a 3 anos; frustração do caráter competitivo da licitação, com pena de reclusão de 4 a 8 anos e multa; além do crime de lavagem de dinheiro, por terem ocultado e dissimulado a origem de valores provenientes da infração penal, utilizando a conta bancária de terceiros. A pena para esse crime é reclusão de 3 a 10 anos e multa.

O MPF também considerou inadequado qualquer acordo de não persecução penal, argumentando que essa medida não é suficiente para a reprovação e prevenção do crime, conforme estabelece o artigo 28-A do Código de Processo Penal. Além disso, a denúncia ressalta que um dos empresários já foi denunciado em várias ações penais na esfera federal, sendo considerado um criminoso habitual.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

MPT já registra mais de 300 denúncias de assédio eleitoral

Próxima Matéria

Justiça Eleitoral proíbe Prefeitura de Araruna de distribuir tablets com fins eleitoreiros

Matérias Relacionadas

Órgão Especial do TJPB destaca nomeação de advogado para compor o TRE-PB
Política

Órgão Especial do TJPB destaca nomeação de advogado para compor o TRE-PB

8 de maio de 2025
Hugo Motta diz que relação de harmonia entre os Poderes é essencial para a democracia
Política

Hugo comenta escolha do Papa Leão XIV e reforça valores de diálogo e tolerância: “Missão de conciliação”

8 de maio de 2025
Cardeal Robert Prevost é o novo Papa, escolhe o nome Leão XIV
Política

Cardeal Robert Prevost é o novo Papa, escolhe o nome Leão XIV

8 de maio de 2025
Próxima Matéria
Vereadores denunciam ao MPPB que prefeito de Araruna se apropriou de bens públicos e descaracterizou Centro Histórico

Justiça Eleitoral proíbe Prefeitura de Araruna de distribuir tablets com fins eleitoreiros

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio