No dia 11 de dezembro deste ano, os eleitores da cidade de Monte Horebe, na Paraíba, voltarão às urnas para a escolha de novos vereadores. A eleição suplementar acontece devido à uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), que comprovou fraude no pleito de 2020, cassando todos os nove parlamentares do município.
De acordo com o TRE-PB, os vereadores, todos filiados ao MDB, tiveram seus mandatos cassados por descumprimento da cota de gênero nas Eleições 2020.
Para concorrer as novas eleições suplementares proporcionais, os candidatos tiveram que passar por convenções, acontecidas entre os dias 28 de setembro e 14 de outubro de 2022. Os nomes escolhidos tiveram que comprovar domicílio eleitoral no município pelo prazo de, no mínimo, 6 meses antes da data do novo pleito, e que estão com a filiação deferida pelo partido pelo prazo de, no mínimo, 6 meses antes, se o estatuto partidário não estabelecer lapso temporal superior.
Segundo a resolução do TRE-PB, o pleito será conduzido pela 40ª Zona Eleitoral (São José de Piranhas/PB), sendo realizado por meio do sistema eletrônico de votação e apuração.