O ministro da Saúde e médico cardiologista Marcelo Queiroga afirmou neste domingo (16) que estudará uma campanha de testagem da população brasileira para a Covid-19. A declaração foi feita em Botucatu, no interior paulista.
O município começou a vacinar hoje toda a população entre 18 e 60 anos contra a Covid-19, em uma iniciativa que faz parte de estudo inédito sobre a eficácia do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford, em parceria com a AstraZeneca e a Funadação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Queiroga acrescentou que o Brasil tem um trabalho diuturno para ter mais vacinas. Ele disse que, nesse sentido, o país é o quinto que mais distribui doses. “O Brasil está indo bem na campanha de vacinação. Poderia ir melhor? Claro que sim, se tivéssemos mais doses”, disse.
O ministro destacou ainda que a curva epidemiológica brasileira em relação não só a óbitos como internações hospitalares vem tendo queda e, por isso, incentivou outras medidas. “Nós precisamos, além da vacinação, incentivar as medidas não farmacológicas, como uso de máscaras e distanciamento social”, concluiu.