O Ministério da Saúde autorizou mais 650 leitos de unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto e 14 leitos de UTI pediátrica para tratamento de pacientes graves acometidos pela covid-19.
A autorização foi divulgada neste domingo (23). Segundo o ministério, a autorização tem caráter excepcional e temporário e visa apoiar os estados e municípios durante a pandemia.
Foram contemplados municípios nos estados do Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Com a liberação, o governo federal terá um repasse de quase R$ 32 milhões por mês para a manutenção dos novos leitos. Apenas neste ano já foram autorizados cerca de 23 mil leitos de UTI covid-19, com valores totais estimados em R$ 2,33 bilhões.
As autorizações são liberadas após análise de critérios como, por exemplo, a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e o corpo clínico para atuação em UTI.