Uma matéria publicada pelo jornal O Globo na última segunda-feira (22) fez um levantamento das capitais onde o PT deve ter candidatura própria nas eleições de 2024. Entre as 16 cidades citadas está João Pessoa, capital da Paraíba.
Conforme publicado, no pleito deste ano, haverá uma redução de candidaturas petistas se comparado as eleições de 2020. No Nordeste, por exemplo, onde a base do presidente Lula (PT) é mais forte, o partido só não disputou a prefeitura de São Luís na última corrida municipal. Agora, estará fora em Salvador, São Luís e Recife.
É destacado ainda que em João Pessoa o nome que disputará a eleição ainda está indefinido. Os deputados estaduais Cida Ramos e Luciano Cartaxo, que já foi prefeito do município, pleiteiam internamente a preferência dos petistas pessoenses.
O Globo ainda frisa que o PT abriu mão de aparecer como cabeça de chapa nas urnas em três dos quatro maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Na capital paulista, será a primeira vez que a legenda não terá um nome na disputa desde a sua fundação, na década de 1980.
Redação com O Globo