Uma matéria do O Globo publicada na última terça-feira (13) destacou o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), como um dos nomes que disputarão as eleições municipais deste ano e que poderão pleitear cargos maiores em 2026, em caso de reeleição.
Conforme a reportagem, compromissos assumidos por prefeitos, como Eduardo Paes (PSD), do Rio de Janeiro, que prometeu permanecer no cargo se vencer para um quarto mandato, nem sempre são cumpridos. Um exemplo notável disso é o caso de José Serra, do PSDB, em São Paulo, em 2004.
Para O Globo, Cícero é um dos prefeitos de capitais brasileiras que concorrem à reeleição em 2024 e que podem ir novamente às urnas em 2026, deixando o mandato pela metade.
“Nas eleições deste ano, além de Paes, são tidos como prováveis ‘largadores de mandato’, se forem reeleitos, os prefeitos do Recife, João Campos (PSB), e de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL). Alguns outros também têm a possibilidade aventada nos respectivos estados, como Pazolini (Republicanos), de Vitória; Cícero Lucena (PP), de João Pessoa; e Eduardo Braide (PSD), de São Luís. À exceção de JHC, que costura candidatura para o Senado, os demais são potenciais postulantes a governador”, pontuou a matéria.