A cidade de Bananeiras é uma das queridinhas dos paraibanos por apresentar um bom apelo imobiliário e turístico, clima agradável e uma gestão que cuida verdadeiramente do município, buscando sempre melhorias para os residentes e também aos turistas. O jovem prefeito Matheus Bezerra, que assumiu o posto há pouco mais de 10 meses, é o responsável por conduzir importantes mudanças no lugar. Ele esteve nesta terça-feira (26) conversando com os jornalistas do programa 360 graus.
O gestor conta que ao assumir o mandato, encontrou a prefeitura com dificuldades financeiras, a exemplo dos cofres do Instituto de Previdência Municipal sem saldo para sequer pagar a folha de aposentados. Ele trabalhou para que os recursos fossem repostos e revertidos em melhorias para a cidade, em suas palavras, fazendo o dinheiro do povo voltar para o povo através de benefícios. Em comemoração ao aniversário de Bananeiras, entregou 12 veículos para servir à população em todas as secretarias.
“Quando assumimos o município tinha apenas uma van, compramos quatro com recursos próprios. Tínhamos dois carros baixos, compramos oito. Tudo com recursos próprios, fruto de uma gestão que se organiza, que se planeja, que tem na questão financeira uma organização tremenda, para não fazer gastos desnecessários. Nós estamos recuperando a credibilidade do município do ponto de vista administrativo e financeiro”, pontuou.
Dentre as ações promovidas pela sua gestão, Matheus destaca o programa ‘Minha Rua sem Lama e sem Poeira’ para pavimentação de ruas, a reforma de escolas da rede municipal, que estão recebendo equipamentos para a climatização das salas de aula, e a iniciativa pioneira ‘Minha Casa de Papel Passado’ que garantirá o registro do imóvel aos cidadãos que não tiveram a oportunidade de ter os documentos de suas residências.
“Tudo isso está sendo feito agora a partir da nossa gestão. Tem muita coisa ainda para vir mas muita coisa, nesse pouco tempo, já deu para ser feita, já deu para mostrar a cara do nosso mandato, um mandato de muita atitude, de muita inovação de muita energia por toda a nossa cidade”, destacou.
Para o futuro, os planos do prefeito são festivos. Para 2022, está previsto um grande calendário de eventos na área do esporte, gastronomia e as festas tradicionais, como o São João. Sobre os festejos juninos, a ideia é que seja remanejado para um lugar maior, garantindo mais mobilidade e o desafogamento das ruas principais da cidade. Como neste ano o São João não pôde ser realizado devido à pandemia da Covid-19, Matheus prospecta uma festa acolhedora, segura e que movimente o setor turístico de Bananeiras.
“Estamos planejando de modo a evitarmos, não a grande quantidade de público porque isso vai ser impossível, Bananeiras hoje é uma rota desejada por muitos, mas evitar que haja o travamento. O trânsito tem que fluir, tem que andar”, disse, completando que pretende realizar a melhor festa junina da Paraíba. “O São João de Campina Grande pode até ser o maior, mas o de Bananeiras será o melhor”, acrescentou.
A gestão de Matheus Bezerra chamou atenção logo no início, quando ele e seu vice, Douglas Bubú, abdicaram do direito de receber o 13° salário. Segundo ele, sua decisão de abrir mão da bonificação salarial foi motivada pela sua compreensão da nova realidade do cenário político estadual e nacional.
“Eu não poderia, após ter sido eleito com a maior vitória da história do município, a maior votação que um prefeito já teve, tanto em números reais quanto proporcionalmente, não poderia dar com os burros n’água e fazer tudo aquilo ao contrário do que eu estava me propondo. Então, aquele gesto foi de seguir no mesmo caminho que eu trilhei na campanha, seguir também agora no mandato. Por isso que nós recusamos o 13° salário, eu vetei a Legislação que me dava o direito de receber e hoje Bananeiras tem uma gestão que o prefeito, nem o vice, receberão o 13° salário”, explicou o prefeito.
Assista à entrevista completa com Matheus Bezerra: