Um estudo divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que mais de 1,1 mil lojas encerraram as atividades na Paraíba durante a crise econômica que atingiu o país.
Situação que se estendeu até 2017, que registrou também saldo negativo de 317 entre abertura e fechamentos de lojas. “O empresário está mais otimista em relação ao presente”. O economista da CNC, Bruno Fernandes, explica que o otimismo dos comerciantes tem relação direta com o aumento do consumo por parte das famílias. A inflação mais baixa, o custo mais baixo do crédito e o início de melhora no mercado de trabalho estão entre os ingredientes que ajudaram a elevar a confiança de consumidores e empresários. Em janeiro, o indicador estava em 105,8 pontos. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a alta foi de 46,3%, com melhora na percepção dos varejistas sobre todos os itens avaliados (economia, setor e empresa). Na comparação com fevereiro do ano passado, a alta foi de 8%, puxada por avanços nas perspectivas de curto prazo sobre o desempenho do comércio (+8,1%), da própria empresa (+5,7%) e da economia (+10,6%).
Com isso, a pesquisa mostrou também que as intenções de investimento subiram em mais de 2% em relação a janeiro deste ano e 15% em relação à fevereiro de 2017.
Dentre os indicadores que apresentaram melhor, está o índice de contratação de funcionários.