• Sobre
  • Contato
17/10/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Notícias

Mais de 3,6 mil consumidores recorrem ao Procon-JP no primeiro semestre de 2017

4 de julho de 2017
em Notícias
Tempo de leitura: 5 mins de leitura
A A

O número de pessoas que procuraram o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do Procon-JP nos seis primeiros meses de 2017 chegou a 3.632. As 10 empresas campeãs de reclamações foram a OI (394), a Claro (199), a Cagepa (156), a Vivo (119), a Energisa (118), a Sky (116), a Caixa Econômica Federal (111), a Tim (98), o Banco do Brasil (93) e o Banco Itaucard (92). O mesmo período de 2016 registrou 3.511 atendimentos.

A assistência no SAC da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa se refere a reclamações, denúncias e pedidos de orientação. De acordo com o secretário Ricardo Holanda, o Procon-JP tem investido em campanhas educativas/preventivas com o objetivo de melhorar a ainda conturbada relação consumidor/fornecedor, como comprovam os números registrados no SAC.

“Nossa intenção é prevenir o problema antes que ele ocorra. A divulgação das leis de proteção ao consumidor junto às duas partes foi uma das formas encontradas para melhorar essa relação. Sabemos que o problema ainda está longe da solução, como mostram os números registrados pelo nosso serviço de atendimento. Mas vamos continuar tentando”, afirmou Holanda.

13 campanhas – A prevenção na relação consumerista através de campanhas educativas, dirigidas tanto para o consumidor quanto para o fornecedor de bens e serviços, foi um dos diferenciais do trabalho realizado pelo Procon-JP neste primeiro semestre de 2017. Treze temas foram massivamente divulgados pela Secretaria, tomando como base a legislação que assegura os direitos do consumidor.

As campanhas de alerta trouxeram esclarecimentos de leis que regem questões como lista de material escolar, serviços obrigatórios em bares e restaurantes, alerta para promoções ‘extraordinárias’ no comércio físico e virtual, prazos para carteira estudantil, trocas de mercadorias, segurança alimentar, divulgação de nutrientes e ingredientes dos alimentos, linguagem Braille em cardápios, dicas para o uso do décimo terceiro salário, nova lei que regula compras à vista e no cartão de crédito e as resoluções da Anatel para telefonia fixa, TV fechada e internet.

65 autuações – Além das campanhas educativas, o Procon-JP realizou operações de fiscalizações em setores onde a relação consumerista apresenta um grande nível de reclamação, autuando 65 empresas, a exemplo de bares e restaurantes, bancos, postos de combustíveis e estacionamentos – públicos (calçadas rebaixadas) e privados.

Algumas destas inspeções foram feitas em parcerias com outros procons, como o estadual, os de Bayeux, Santa Rita e Cabedelo, MP-Procon e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB) e outras secretarias do município de João Pessoa.

Recalls – A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor não se restringiu apenas às campanhas educativas/preventivas e de fiscalizações. Também divulgou recalls para inspeção, substituição e retirada do mercado de produtos como veículos, computadores e alimento.

29 pesquisas – O setor de pesquisa do Procon-JP realizou  29 levantamentos de preços nos seis primeiros de 2017, coletando e comparando valores de produtos como combustíveis, carne, hortifrutigranjeiros, artigos para carnaval, material escolar, pão francês, pescado, restaurantes, flores, milho, comidas típicas das festas juninas e fogos de artifícios.

Procon-JPmóvel – O serviço de atendimento móvel da Secretaria esteve bastante ‘ocupado’ no primeiro semestre deste ano, visitando as comunidades pessoenses, tanto seguindo o calendário elaborado pelo próprio Procon-JP quanto atendendo ao chamamento de outras secretarias do município e de entidades da sociedade civil da Capital.

Foram visitadas 13 localidades da cidade, a exemplo do Ernesto Geisel, Valentina de Figueiredo, Esplanada, Costa e Silva, Jardim Veneza, Vieira Diniz, Mandacaru e, por cinco vezes, o veículo estacionou no Parque da Lagoa, atendendo a convites da Prefeitura de João Pessoa para participar das atividades realizadas por diversas secretarias do município.

777 homologações – A parceria entre o Tribunal de Justiça da Paraíba e o Procon-JP continua a todo vapor. Este ano foram homologados 777 processos referentes a conciliações realizadas nas salas de audiência da Secretaria entre os meses de outubro de 2016 a abril de 2017, assinados pelo juiz Antônio Carneiro de Paiva Junior, titular da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital, com um total de 4.141 homologações em dois anos.

Modelo – O Procon-JP recebeu representantes do Procon do Rio Grande do Norte que buscavam informações para implantar, naquele Estado, um convênio nos moldes do que existe aqui em João Pessoa com o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), que homologa acordos firmados no Procon-JP. Essa parceria tem alcançado grande repercussão junto a outros procons do País, servindo de modelo para melhorar o atendimento ao consumidor.

Associação – Em abril deste ano foi criada a Associação dos Órgãos de Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (AODECPB), que congrega os procons municipais e estadual, além dos órgãos que atuam na defesa do consumidor, como Ministério Público Estadual e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB). O secretário do Procon-JP, Ricardo Holanda, é o primeiro presidente da entidade.

Campina – A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa e o Procon de Campina Grande firmaram parceria para cooperação técnica no atendimento aos consumidores das duas cidades. O cidadão desses dois municípios paraibanos que estiver em trânsito pode abrir reclamação em quaisquer das duas sedes que o processo administrativo seguirá para ser resolvido na origem do fornecimento do bem ou serviço, seja em João Pessoa ou Campina Grande.

Novidade – O Procon-JP implantou linha direta online para resolução dos problemas consumeristas entre o usuário e a empresa Sky, em funcionamento desde o início de junho no Serviço de Atendimento (SAC) da Secretaria, cujo atendente da empresa estará apto a proceder um acordo entre as partes em tempo real.

 

Fonte: Assessoria CMJP

 

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

RC diz que permanece no cargo até o fim do mandato e promete candidato-surpresa à sucessão

Próxima Matéria

Senado define hoje calendário de votação da reforma trabalhista

Matérias Relacionadas

Articulação de Bruno junto a AeC garante mais 2.700 novas vagas de emprego em Campina Grande
Política

Articulação de Bruno junto a AeC garante mais 2.700 novas vagas de emprego em Campina Grande

16 de outubro de 2025
João Azevêdo nomeia presidente de partido como secretário executivo de…
Notícias

João Azevêdo nomeia presidente de partido como secretário executivo de…

16 de outubro de 2025
Bruno Cunha Lima estrela propaganda do União Brasil em rede estadual

Bruno Cunha Lima estrela propaganda do União Brasil em rede estadual

16 de outubro de 2025
Próxima Matéria

Senado define hoje calendário de votação da reforma trabalhista

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio