Nesta quinta-feira, 19, é celebrado no mundo todo o Dia de Combate ao Câncer de Mama. Nesta data importante da campanha Outubro Rosa, Campina Grande recebe os serviços da maior rede de atendimento oncológico da América Latina.
A unidade móvel do Hospital de Amor inicia os atendimentos no mutirão Saúde de Verdade, no Complexo Habitacional Aluízio Campos, com mamografias, ultrassonografias mamárias e exames citológicos para detecção do câncer do colo do útero. A carreta de serviços vai atuar no Aluízio Campos também na sexta-feira, 20, mas o mutirão segue até o sábado, 21.
Futuramente, uma unidade fixa do Hospital de Amor será implantada em Campina Grande, no bairro José Pinheiro, numa articulação feita pelo senador Veneziano Vital do Rêgo, que estará nesta quinta acompanhando o funcionamento da unidade móvel no Aluízio Campos.
Dados – Em Campina Grande, a oferta de mamografias mensal é de 1.900 e, neste mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou em mais mil mamografias a oferta para todas as mulheres. No ano de 2022 foram executados 10.404 exames, com 54 diagnósticos. A previsão é, pelo menos, duplicar a oferta dos testes neste ano de 2023.
Um detalhe é que, enquanto em todo o Sistema Único de Saúde (SUS) a faixa etária elegível a fazer a mamografia é de 50 a 69 anos, em Campina essa garantia é estendida às mulheres de 40 a 69 anos, garantia prevista na Lei Municipal 5.408/ 2013. Na cidade, 70.336 mulheres estão dentro dessa faixa etária.
Campanha – A campanha deste ano tem como tema: “Sozinhas somos pétalas, juntas somos Flores”, em um chamamento para toda a sociedade se engajar na causa, promovendo sororidade e rede de apoio fundamental para o enfrentamento ao câncer de mama.
Na sexta-feira, 20, haverá o dia D da campanha Outubro Rosa na Unidade Mista de Galante, com consultas com ginecologista e mastologista, exames citológicos, triagem para inserção de DIU e avaliação de nutricionista. Na próxima semana serão realizadas ações na Feira Central e nas Arcas Titão e Catedral.