A Anvisa deve tirar o canabidiol da lista de substâncias proibidas no Brasil, mas manter seu uso sob controle.
A decisão do colegiado de diretores sai ainda este ano. Com isso, a importação de remédios que contenham o derivado da maconha vai se tornar menos burocrática.
No Brasil, até hoje, nenhum laboratório procurou a Anvisa com a intenção de produzi-lo.
Este remédio tem aliviado a dor de muita gente e aqui e ali acontecem manifestações pedindo a liberação.
BULA DO CARNDIBIOL
O Canabidiol é o nome de um medicamento feito com Maconha. Um dos principais componentes é deste remédio é a planta Cannabis sativa, a maconha, que, segundo alguns estudos, poderá ser utilizado para fazer remédios que ajudam no tratamento de alguns problemas de saúde, como ansiedade, insônia, epilepsia, dor neuropáica e crises convulsivas, por exemplo.
Geralmente, a maconha é mais conhecida pela sua ação psicótica e viciante. Porém, o Canabidiol (CBD) temuma ação contrária, podendo ser utilizado com poucos efeitos colaterais.
ONDE COMPRAR
Os remédios com Canabidiol na composição não são vendidos nas farmácias e, por isso, quando o médico considera a necessidade de utilizar o composto no tratamento de alguma doença, deve fazer um pedido especial à Anvisa para que autorize a importação do remédio para esse caso em específico.
EFEITOS
Os efeitos do Canabidiol ainda não são completamente conhecidos, no entanto, no Brasil, alguns remédios com a substância já foram utilizados devido às suas propriedades ansiolíticas e anticonvulsivantes para tratar epilepsia, sob supervisão da Anvisa.
No entanto, estudos em animais também demonstraram que o Canabidiol tem ação antipsicótica, neuroprotetora e anti-inflamatória que pode servir para ajudar no tratamento de outras doenças, como Mal de Parkinson, Esquizofrenia ou Autismo, por exemplo.
Segundo a Anvisa, ainda devem ser feitos mais estudos sobre o Canabidiol para confirmar os seus benefícios, definir os seus efeitos colaterais e esclarecer as dosagens, permitindo a legalização do produto no Brasil.