Há seis meses como secretário de Juventude, Esporte e Recreação de João Pessoa, Kaio Márcio tem se destacado por sua dedicação em alavancar a prática esportiva na Capital paraibana. Recentemente, a pasta abriu o projeto de Canoagem Olímpica no Parque das Três Lagoas. A modalidade é a primeira das 17 previstas pela prefeitura a ser implantada dentro do programa ‘Campeões do Amanhã’.
Para o primeiro ano do projeto, o secretário de Esporte tem a expectativa de atender 15 mil crianças, com idade de 8 a 14 anos, principalmente matriculadas na rede municipal de ensino. Kaio conta que, há 20 anos, foi uma das crianças beneficiadas pelo ‘Campeões do Amanhã’, na gestão anterior de Cícero Lucena em João Pessoa. Atualmente aposentado, o ex-nadador é motivo de orgulho para a Paraíba: foi recordista mundial nas provas de 50m e 200m borboleta; campeão mundial nos 100m borboleta em piscina curta e campeão mundial nos 200m borboleta em piscina longa.
Um exemplo vivo do poder do projeto, Kaio destaca a importância do ‘Campeões do Amanhã’. Trazer crianças para o esporte ajudará a formar cidadãos melhores para o futuro. “As escolas hoje têm 52 mil crianças na faixa etária que a gente quer, de 7 a 14 anos, disponíveis para a atividade física. Hoje a secretaria não tem um projeto tão grande para abranger e o ‘Campeões do Amanhã’ vem para isso, para a gente conseguir colocar essa criançada para fazer futebol, vôlei, basquete, arco e flecha, natação… Minha ideia é levar o esporte para o máximo de crianças que a gente pode conseguir”, frisou.
O objetivo da secretaria é oferecer esporte de qualidade com diversificação. Kaio Márcio adianta que sua pasta buscará revitalizar os 43 campos de futebol localizados nos bairros de João Pessoa e criar escolinhas. A primeira escolinha, inclusive, foi inaugurada na semana passada no Bancários. Ele destaca que é necessário constância, capacitação e dedicação para formar novos atletas.
“Aqui a gente tem muita condição de ter jogadores de futebol, de ter nadadores porém temos que ter um projeto que se inicie e tenha um tempo. Não adianta a gente fazer um projeto e achar que de um ano para o outro teremos atletas olímpicos, campeões mundiais. A gente tem que fazer um projeto com as pessoas certas, que conhecem da modalidade, e oferecer isso para mais crianças. A partir daí teremos uma seleção natural muito boa do quantitativo geral e qualidade. É isso que quero trazer para a cidade”, pontuou.
Outra iniciativa da secretaria de Esportes é o ‘Natação no mar’. Kaio disse que é um projeto que já queria implantar há algum tempo e, felizmente, a aceitação foi maior do que a esperada, com 250 inscritos em dois dias, número máximo que podem atender devido à pandemia. “Foi um projeto muito bem aceito. A gente estava programando apenas 60 inscritos, sabemos que a natação no mar tem as suas adversidades e também não é uma natação só de iniciação, é um pessoal que já sabe nadar um pouco, e foi um sucesso e está sendo um sucesso o projeto”, celebrou o secretário.
Para a próxima semana, é esperada a divulgação do calendário esportivo de João Pessoa. Uma maratona, que provavelmente terá nível internacional, estará incluída entre os eventos previstos pela prefeitura. A secretaria trabalha ainda para trazer até a Capital paraibanas competições importantes a nível nacional. “A gente tem um grande potencial na cidade, ainda a ser descoberto, queremos muito que seja descoberto nesses quatro anos de gestão para que João Pessoa seja uma referência. A ideia é trazer grandes eventos para cá”, completou Kaio Márcio. яндекс
Assista à entrevista completa abaixo: