O ex-deputado federal e ex-bolsonarista Julian Lemos (União Brasil) polemizou ao expor sua opinião sobre quem seria o verdadeiro mito da política brasileira. Para o político, o título cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, afirmando ainda que o petista é referência em liderança e não há quem se iguale a ele na América Latina.
“Lula é líder. Ele venceu cinco eleições. Não há referência na América Latina e no mundo de Lula não. Lula venceu duas dele, duas do candidato dele e outra dele de novo. Lula é mito. Para para pensar. Você não gosta de Lula, tem razão, seu direito, mas me diga quem se iguala a Lula na história do Brasil. Maior líder que a América Latina teve”, declarou o ex-parlamentar durante entrevista ao PodCast Arretado no início de maio.
Julian ainda se mostrou disposto a integrar o governo Lula, caso haja espaço. “Se for possível, estou dentro”, firmou.
Vale lembrar que Julian Lemos foi eleito deputado federal na onda bolsonarista de 2018, sendo um dos principais puxadores de voto para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Paraíba, atuando também na coordenação da campanha presidencial no Nordeste. Inclusive, ele era amigo pessoal da família Bolsonaro, rompendo com o clã ainda em 2019. Depois disso, protagonizou vários embates públicos com os filhos do ex-mandatário e proferiu diversas falas polêmicas contra seu ex-aliado.
Após perder a reeleição para deputado federal, ficando como primeiro suplente do União Brasil por ter contabilizado apenas 36.530 votos, Julian Lemos só volta a ocupar uma cadeira na Câmara Federal caso Damião Feliciano (UB) se licencie do mandato. Atualmente, exerce a função de consultor técnico, ligado ao gabinete do governador João Azevêdo (PSB).