A Johnson & Johnson decidiu fechar temporariamente a única fábrica que produzia lotes utilizáveis da vacina Janssen contra a Covid-19. Localizada na cidade de Leiden, na Holanda, a fábrica agora estuda uma vacina experimental para proteger contra outro vírus.
Outras instalações foram contratadas para produzir a Janssen, mas ainda não estão funcionando ou não receberam aprovação regulatória. A paralisação da produção causa insegurança no mundo, que enfrenta uma nova onda de infecções causadas pela variante Ômicron.
De acordo com o jornal New York Times, a decisão de suspender a produção em Leiden gerou preocupação de executivos da empresa. De acordo com o jornal O Globo, citando relatório do New York Times, a paralisação foi motivada por questões econômicas. Ainda há uma expectativa da fábrica voltar a produzir a vacina depois de alguns meses.
Não se sabe qual o impacto da ação nas campanhas de vacinação, já que os países que adquiriram o imunizante continuam aplicando as doses normalmente.