O prefeito Cícero Lucena revelou que a vacinação contra a Cobvd-19 dos trabalhadores da Educação pode ser iniciada no próximo domingo (16). Entretanto, o gestor destaca que ainda não foi informado o quantitativo de doses exato que será destinado a esse público.
É estimado pela administração municipal a imunização de cerca de 20 mil profissionais da educação em apenas um dia. Caso não seja possível, o cronograma seguirá uma ordem prioritária, iniciando pelas creches e depois ensino fundamental. A gestão leva em consideração o fato de que algumas das pessoas desse grupo já foram vacinadas em outras etapas, o que diminuirá a fila dessa nova fase.
De acordo com Cícero, há um cronograma estabelecido para retorno das aulas presenciais com fixação de um protocolo a ser seguido. “Estabelecemos que o primeiro ato concreto é a vacinação dos profissionais, para que não haja contaminação dos trabalhadores e para que os trabalhadores não contaminem os alunos”, explicou.
A Secretaria de Saúde avalia que aproximadamente 8 mil pessoas estão inseridas nesses grupos que atuam na rede municipal de ensino.
Segundo Fábio Rocha, secretário municipal de Saúde, a Capital possui estoque suficiente para garantir a imunização desse grupo. Contudo, é aguardado para esta quarta-feira (12) a chegada de 210 mil doses da vacina da Pfizer. A vacina AstraZeneca para aplicação da primeira dose também está assegurada.
“É o sequenciamento do Plano de Imunização e vai ser um prazer enorme ter esses trabalhadores que tanto serviço prestam”, avaliou o secretário.
Para ter direito à vacina, será necessário comprovar vínculo empregatício, como carteira de trabalho. O comprovante de residência também deve ser apresentado.