O governador João Azevêdo (PSB) participa, nesta segunda-feira (06), de reunião virtual do Fórum dos Governadores. A principal pauta do encontro será a compensação das perdas dos estados devido às mudanças na cobrança do ICMS dos combustíveis, tema que preocupa os gestores.
João destacou que o ICMS na Paraíba foi reduzido pela metade para diminuir o impacto no bolso do consumidor final. “Só é possível fazer isso abrindo mão da receita. O Estado deixando de ter receita para evitar impacto no bolso do trabalhador”, pontuou.
Segundo o governador, o Estado perdeu 700 milhões de receita e não repassou um centavo para a população. Ele explicou ainda que alguns governadores decidiram elevar a chamada alíquota modal, alternativa recusa pelo chefe do Executivo paraibano pois atingiria o preço de todos os produtos.
A reunião desta segunda ocorre de forma virtual, mas os governantes planejam para esse semestre um encontro presencial. Já a próxima reunião do Consórcio de Governadores do Nordeste está marcada para o mês de abril, em formato presencial, e deverá debater mais uma vez questões relativas aos combustíveis.