Motivados a defender a democracia brasileira, 24 governadores brasileiros, dentre eles João Azevêdo, participam de um encontro nesta segunda-feira (23) para debater o assunto. A reunião foi idealizada pelos governadores Wellington Dias (Piauí) e João Doria (São Paulo). O gestor paraibano participará de forma virtual.
Somente os governadores Claudio Castro (Rio de Janeiro), Ratinho Jr. (Paraná) e Mauro Carlesse (Tocantins) não confirmaram presença no Fórum Nacional de Governadores, que terá como pauta: conjuntura atual e defesa da democracia; riscos ao Pacto Federativo; e governança climática.
A reunião dos gestores acontece três dias depois do presidente Jair Bolsonaro encaminhar ao Senado Federal um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), responsável pelas investigações sobre atos antidemocráticos.
Inicialmente, os governantes iriam discutir a pauta econômica, mais especificamente a reforma tributária, entretanto, devido aos últimos acontecimentos que ameaçam a democracia brasileira, decidiram se posicionar sobre o assunto.