Um dos homens mais procurados da Interpol foi preso nessa segunda-feira (24), pela Polícia Federal, num hotel no bairro de Tambaú, em João Pessoa. Trata-se do italiano Rocco Morabito, suspeito de liderar um grupo criminoso internacional. Na ação, ainda foi preso um outro homem, que também seria italiano.
A ordem de prisão foi expedida pelo Supremo Tribunal Federal e realizada por uma representação da Interpol na Paraíba, formada por policiais federais brasileiros.
Rocco Morabito seria integrante da máfia calabresa Ndrangheta, uma associação mafiosa da Itália considerada uma das mais perigosas e influentes do mundo.
De acordo com a Polícia Federal, há registro da atuação de Morabito no tráfico de drogas entre Brasil e Europa desde os anos 90. Em 2017, com base em informações da Interpol em Brasília, o italiano foi preso no Uruguai, depois de 22 anos foragido, mas fugiu da prisão dois anos depois.
Agora preso em João Pessoa, Rocco Morabito foi enviado para o Departamento de Polícia Federal da Capital. Ainda não se sabe para qual país o italiano será extraditado.