Três adolescentes foram agredidos ao serem confundidos com ladrões na cidade de Cacimba de Dentro no último domingo (26) após tentarem trocar uma cédula de R$ 100 em uma rede de supermercado. De acordo com a população local, a gerência do estabelecimento chamou a polícia, que sem sequer tentar identificar os responsáveis pelos menores e estimulada pela versão espalhada nas redes sociais já partiu para a agressão, cometendo abuso de autoridade e infringindo o Estatuto da Criança e do Adolescente.
No final, os adolescentes em questão estavam apenas tentando trocar o dinheiro a pedido dos pais. A situação indignou boa parte dos cacimbenses, que orientaram a família a abrir um boletim de ocorrência para investigar a atuação dos policiais e dos funcionários do supermercado.
O problema é que o dono do supermercado, Waldemir Gomes da Costa, acusado de espalhado a versão de que os adolescentes eram marginais e instigado a PM, é irmão do prefeito da cidade, Nelinho Rodrigues, e o delegado foi pessoalmente na casa da família entender o acontecido e, de acordo com uma pessoa ligada à família, interceder pelo dono do estabelecimento. Foi isso que Ivanildo nos contou por telefone. Ouça:
Em tempo: nem o Conselho Tutelar se pronunciou até agora e dizem que por medo do prefeito também estão fazendo vista grossa para o caso que envolve menores.
De acordo com a família, o delegado Joacil Moreira teria argumentado que a situação não passou de um “engano”, convencendo a família a não abrir um boletim de ocorrência para investigar a atuação dos policiais e do estabelecimento.
A redação do Blog do Dércio tentou entrar em contato tanto com o responsável pelo Supermercado Gomes quanto com o delegado responsável pelo caso e o máximo que conseguimos foi falar com um funcionário do estabelecimento, que disse que o dono “viajou” e com um funcionário da Delegacia local, que disse que o delegado não estava no local. O telefone pessoal de Moreira só fez chamar.