Previdência dos Servidores Públicos do Município de Cabedelo (PB), realizou, nesta terça-feira (27), no Teatro Santa Catarina, a Audiência Pública de Prestação de Contas referente ao exercício de 2022.
Realizada anualmente, a audiência trata de tornar pública a situação do Instituto frente às demandas, bem como as medidas administrativas que visam garantir a sustentabilidade do órgão e o cumprimento de seus compromissos. A prestação de refere ao exercício imediatamente anterior, cuja data de referência é dezembro.
Na ocasião, foram apresentados dados referentes à Gestão Previdenciária que abrange os pilares: Atuarial 2022, Financeiro, Orçamentários, Contábeis, Jurídicos, Investimentos, Programa Pró-Gestão, e Órgãos Colegiados.
“Os servidores públicos do município atualmente podem ter a certeza de contar com um Instituto de Previdência bem administrado. Um órgão que, ao longo dos anos, tem se destacado em nível regional e se tornado uma referência no Brasil, justamente pelo trabalho incansável de sua presidente e sua equipe, assim como pela competente condução de sua administração em todos os setores”, declarou o prefeito Vitor Hugo Castellano.
A prestação de contas é uma ferramenta de transparência e de controle social dos atos administrativos, orçamentários e financeiros de uma organização pública. O Ipsemc é conhecido nacionalmente por sua excelência, e possui a Certificação Nível III no Programa de Certificação Nacional do Ministério da Previdência – Secretaria de Previdência. Certificação semestral de regularidade previdenciária.
Dentre as principais metas alcançadas em 2022, o Ipsemc apresentou a Manutenção do Certificado de Regularização Previdenciária (CRP) e do Nível III do Programa de Qualidade e Modernização dos Regimes Próprios de Previdência (Pro-Gestão RPPS). Além disso, o Instituto garantiu a manutenção dos critérios inerentes ao Equilíbrio Financeiro e Atuarial, do Censo Previdenciário e regularização de envio on-line de documentação ao Tribunal de Contas do Estado.
Também destacam-se entre as metas a Realização de Evento voltados a aposentados, pensionistas e pessoal da terceira idade; Reformulação do Portal do Instituto, com 85% alcançado em relação a 2021 e registro, tombamento e manutenção dos bens patrimoniais e materiais. O Planejamento estratégico para o exercício 2023, prevê metas como continuação dos programas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos, profissionalização dos servidores e atendimento regular às notificações do TCE e a Política de Segurança da Informação (PSI).
“Nosso trabalho à frente do Instituto guia-se pelo intento de construir uma previdência saudável que, sobretudo, aja no sentido de honrar seus compromissos para com seu público-alvo. Para isso, além das relações institucionais, funcionais e patrimoniais do instituto, convivemos, também, com a oscilação e a volatilidade do mercado financeiro. Portanto, não é fácil administrar, por estamos sujeitos a variáveis externas que exigem uma atenção e um controle rígido para manter a saúde e cumprir as missões do Ipsemc. Alcançamos percentuais bem positivos em relação ao Planejamento Estratégico traçado, então, a prestação de contas é uma oportunidade também de compor uma mostra de tudo que conseguimos até 2022”, pontuou a diretora do Ipsemc, Léa Praxedes.
PMC.