O benefício, desde o início da pandemia da Covid-19, vem sendo antecipado para os segurados, assim como também ocorreu neste ano de 2022, onde a primeira parcela começou a ser paga em abril.
Contudo, muitos novos segurados começaram a receber benefícios previdenciários após esse período, onde estas pessoas ainda não tiveram acesso ao pagamento do benefício.
Sendo assim, o INSS determinará um novo pagamento do 13º salário para os novos beneficiários em uma cota única que será paga muito em breve.
13º salário do INSS em cota única
O pagamento do 13º salário do INSS em cota única será destinado a todos os segurados que tiveram a concessão do benefício neste ano e não tiveram acesso ao benefício antecipado, justamente pelo benefício ainda não ter sido concedido naquele período, sendo os que tiveram a concessão dos seguintes benefícios:
O pagamento do 13º salário será feito em um calendário dividido em dois grupos, onde primeiro recebem os segurados que ganham um salário mínimo e posteriormente os que ganham acima desse valor.
O cronograma é definido com base no último número do cartão do benefício, desconsiderando o dígito que é o último número após o traço.
Calendário de pagamentos para quem ganha um salário mínimo:
- Benefício final 1: Recebe dia 24 de novembro;
- Benefício final 2: Recebe dia 25 de novembro;
- Benefício final 3: Recebe dia 28 de novembro;
- Benefício final 4: Recebe dia 29 de novembro;
- Benefício final 5: Recebe dia 30 de novembro;
- Benefício final 6: Recebe dia 01 de dezembro;
- Benefício final 7: Recebe dia 02 de dezembro;
- Benefício final 8: Recebe dia 05 de dezembro;
- Benefício final 9: Recebe dia 06 de dezembro;
- Benefício final 0: Recebe dia 07 de dezembro.
Calendário de pagamentos para quem ganha acima de um salário:
- Benefício final 1 e 6: Recebe dia 01 de dezembro;
- Benefício final 2 e 7: Recebe dia 02 de dezembro;
- Benefício final 3 e 8: Recebe dia 05 de dezembro;
- Benefício final 4 e 9: Recebe dia 06 de dezembro;
- Benefício final 5 e 0: Recebe dia 07 de dezembro.
O cálculo do 13º salário do INSS também funciona semelhantemente dos trabalhadores CLT, ou seja, o mesmo é pago proporcional a quantidade de meses que o segurado receberá o benefício em 2022.
Essa conta é a mesma dos trabalhadores, que recebem o 13º salário proporcional a quantidade de meses trabalhados ao longo do ano.
Dessa maneira, os segurados que receberam o benefício nos 12 meses deste ano tiveram aceso a um salário cheio de 13º, assim como quem recebeu menos receberá proporcional.
Para fazer a conta é simples, basta pegar o valor do benefício dividir por 12 (12 meses do ano) e multiplicar pela quantidade de meses que terá acesso ao benefício em 2022.