Serão encerradas no próximo dia 12 de novembro as inscrições para a 5ª edição do concurso de vídeo “1 Minuto Contra a Corrupção”. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Controladoria-Geral da União com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (FOCCO).
Podem se inscrever pessoas com idade a partir de 15 anos e a gravação do vídeo, com um minuto de duração, deve ser feita com o aparelho celular e enviada através do site https://www.ufpb.br/contraacorrupcao. O concurso aceita inscrições de todas as partes do Brasil e cada candidato pode concorrer com até dois vídeos.
O propósito do concurso é incentivar a produção de curtas-metragens de todos os gêneros (ficção, clipe, publicidade ou documentário), gravados por meio de aparelho celular, com narrativas que promovam a conscientização para a prevenção e o combate à corrupção.
Segundo o Superintendente da CGU na Paraíba, Severino Queiroz, entre tantos objetivos, o concurso fomenta o engajamento da sociedade na luta contra a corrupção e oportuniza ao cidadão explorar sua percepção sobre o que pode ser feito para prevenir e combater a corrupção não apenas no país, mas sua própria comunidade.
No dia 26 de novembro está prevista a divulgação dos vencedores dos três vídeos vencedores, no site do concurso. Cada um dele receberá troféu e certificado, com premiação marcada para acontecer durante a programação do 16º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, no mês de dezembro, em João Pessoa.