O incêndio que afeta o condado californiano de Ventura, e que obrigou o esvaziamento de cidades como Malibu e Calabasas, onde moram várias estrelas de Hollywood, deixou na rua famosos como Lady Gaga, Kim Kardashian e Guillermo del Toro.
Todos eles postaram mensagens nas redes sociais nas quais compartilham sua experiência durante a saída da casa, expressam sua solidariedade com as outras forçadas a sair e mostram seu temor de que o fogo arrase seus lares e propriedades.
A cantora Lady Gaga compartilhou fotos no Instagram que a mostram deixando sua casa de Malibu, enquanto o diretor mexicano Guillermo del Toro publicou uma mensagem no Twitter agradecendo por estar vivo, mas lamentando a possível perda dos seus objetos de colecionador.
“Retirados ontem à noite das casas que contêm a coleção [de objetos cinematográficos] (Bleak House) porque o incêndio já está em Agoura, Malibu e se extende. Vamos ver o que acontece”, tuitou del Toro.
Kim Kardashian, que na última hora foi retirada de casa junto com seus três filhos devido à proximidade das chamas, também postou uma mensagem na sua conta do Instagram.
“Rezemos por Calabasas. Acabo de voltar pra casa após um voo e só tive uma hora para pegar tudo e deixar a casa”, escreveu a socialite americanara.
No Twitter, publicou: “Ouvi que as chamas atingiram nossa casa em Hidden Hills, mas agora estão contidas e pararam. Não parece que vai piorar agora, apenas rexo para que os ventos estejam a nosso favor. Deus é bom. Estou rezando para que todos estejam bem”.
Além disso, a revista “TMZ” publicou que a ex-medalhista olímpica e atual personalidade televisiva Caitlyn Jenner perdeu sua casa no incêndio. Ela postou um vídeo no Twitter dizendo que estava a salvo.
Por sua vez, o ator Charlie Sheen pediu ajuda no Twitter para localizar seus pais, Janet e o também ator Martin Sheen. Outros atores e atrizes que também tiveram que deixar suas casas são Roma Downey, Alyssa Milano, Rainn Wilson, Eddie McClintock e a musicista Melissa Etheridge.
75 mil casas evacuadas
O “Woolsey Fire”, como foi denominado esse incêndio, queimou até agora 14 mil hectares e forçou a emissão de ordens de evacuação para 75 mil residências dos condados de Ventura e Los Angeles.
Por enquanto não há relatos de mortes causadas pelo “Woolsey Fire” nesses locais, mas houve fatalidades em outros incêndios ativos na Califórnia.
Outros incêndios
Além de Malibu e Calabasas, as chamas também atingiram a cidade de Thousand Oaks, onde na noite de quarta-feira aconteceu um tiroteio em um bar no qual morreram 13 pessoas.
Em paralelo ao “Woolsey”, outro incêndio que, apesar de ter sido declarado há menos de 48 horas já é considerado um dos piores da história do estado, queima áreas do norte da Califórnia perto de Chico, a 280 km de San Francisco. Nove pessoas morreram e 150 mil foram evacuados.
O “Camp Fire”, que avançou em grande velocidade graças ao ressecamento do terreno e aos fortes ventos, causou a morte de nove pessoas, enquanto outras 35 permanecem desaparecidas, engoliu milhares de edifícios na cidade de Paradise, de 26.000 habitantes, e queimou 36.420 hectares.
Administração de florestas
Em postagem no Twitter, o presidente americano, Donald Trump, criticou a administração das florestas do país.
“Não há razão para esse massivo, mortal e custoso incêndio, exceto o fato de administração florestal ser tão ruim. Bilhões de dólares são concedidos todos os anos, com tantas vidas perdidas, tudo por conta da má administração das florestas. Solução agora, ou sem pagamentos do Fed”, escreveu.
Fonte: G1