Uma reportagem da Folha de S. Paulo destacou a desembargadora Fátima Bezerra Maranhão como uma das quatro mulheres que comandam tribunais eleitorais no Brasil. A matéria, assinada pela jornalista Vitória Macedo, aponta os desafios de ser uma mulher no mundo da magistratura, além de expor a pouca representatividade feminina, especialmente, no comando de um Tribunal Regional Eleitoral.
Em entrevista à Folha, Fátima Bezerra comentou sobre a escassez de representantes mulheres nos tribunais. “Hoje nós já temos muitas juízas magistradas, tanto na Justiça comum quanto na Justiça Eleitoral. Entretanto, nossa representação nos tribunais é muito pequena”, comentou a desembargadora.
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) também mencionou a força da mulher e a competência para liderar. “Não basta ser mulher, é preciso ser competente e não basta ter competência, precisa também ter espaços de poder. Então o nosso estado tem tido um olhar muito justo e tocante à justiça feminina”, afirmou.
A reportagem da Folha citou que no TRE-PB, dos sete membros titulares, três são mulheres, frisando ainda que o Tribunal paraibano contraria muitas Cortes brasileiras, pois nele “as mulheres desempenham papéis de destaque: a desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão é presidente da Corte e a desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas é vice-presidente e corregedora”.