De acordo com o deputado estadual Inácio falcão (PCdoB), um grupo de parlamentares paraibanos estaria se mobilizando para acionar a Justiça, apresentando já na próxima segunda-feira (19) uma ação contra o Projeto de Resolução que determina voto aberto na eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e antecipa o pleito do segundo biênio.
Falcão afirmou que é favorável ao voto aberto, contudo, não apoia a antecipação da eleição para presidência da Casa no segundo biênio. “O Projeto de Resolução deixa de fora os novos parlamentares [14 eleitos este ano] da discussão sobre as eleições para presidente”, destacou Falcão durante entrevista a rádio Band News PB, nesta quinta-feira (15).
Conforme a proposta aprovada nesta semana, as chapas que irão concorrer às eleições no primeiro e segundo biênios devem ser apresentadas 10 dias antes, ou seja, antes mesmo da posse dos 36 deputados, excluindo os parlamentares eleitos para a Casa de Epitácio Pessoa em 2022.
A ação a ser apresentada à Justiça deve ter as assinaturas de Inácio Falcão, Hervázio Bezerra, Camila Toscano, Taciano Diniz, Eduardo Carneiro e Galego Souza. Todos eles votaram contrários à proposta durante sessão na ALPB.