O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), integrante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, obteve mais um importante avanço, esta semana, em ações de cooperação internacional, visando à construção de parcerias de intercâmbio cultural e desenvolvimento acadêmico. A instituição assinou, no dia 17 de dezembro, um Memorando de Entendimento (MoU) com o Instituto de Tecnologia da Informação de Shenzhen (Shenzhen Institute of Information Technology – SZIIT), um dos mais reconhecidos da China.
Assinado pela reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, e pelo vice-chefe do Comitê do Partido no SZIIT, Chen Zhifeng, o Memorando de Entendimento prevê, dentre outros, o estabelecimento conjunto de um Laboratório Internacional Gêmeo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
“Essa visita é um avanço singular nas nossas relações com o Instituto Shenzhen de Tecnologia. Já vínhamos há algum tempo nesse processo, ora formalizado, para que possamos ter o desenvolvimento de pesquisas, tanto no Brasil quanto na China, com o corpo de professores e estudantes das duas instituições”, afirma a reitora Mary Roberta. Conforme a dirigente máxima do IFPB, a assinatura do Memorando de Entendimento com o SZIIT é muito importante porque estabelece a possibilidade de iniciativas conjuntas para atividades de intercâmbio, nas quais serão abordados temas essenciais na área de TIC, como Inteligência Artificial (IA), que é uma pauta de grande interesse científico e comercial.
Em relação ao cinquentenário das relações diplomáticas entre a República Federativa do Brasil e a República Popular da China ( comemorado em 2024), a reitora declarou que o IFPB se alia a outros acordos firmados para o fortalecimento dos laços comerciais, culturais, científicos e tecnológico entre os dois países. “O IFPB vai ao encontro do projeto de desenvolvimento do país e da Paraíba. Nós estamos seguindo o entendimento de que parceiros comerciais também podem ser parceiros acadêmicos, para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia”, explica Mary Roberta.
Ao longo do período em que esteve na Paraíba, o vice-chefe do Comitê do Partido no SZIIT agradeceu, por diversas vezes, a recepção organizada para a comitiva chinesa, como também pela oportunidade de conhecer a estrutura do IFPB e as pesquisas realizadas. Chen Zhifeng ressaltou que um dos principais objetivos da parceria entre as duas instituições é o fomento à área de IA (e no impacto dessa tecnologia na vida das pessoas) e ajudar o IFPB a se desenvolver mais nessa área.
Liderada por Chen Zhifeng, a comitiva chinesa era formada por cinco pessoas, incluindo Geng Yu, chefe de Seção da Escola de Intercâmbio e Cooperação Internacional do SZIIT; Liu Mingjun, vice-reitor da Escola de Fabricação e Equipamentos Inteligentes do SZIIT; Tan Xu, vice-reitor da Escola de Engenharia de Software do SZIIT; e Zou Haixin, Vice-reitor da Escola de Informação e Comunicação do Instituto de Tecnologia da Informação de Shenzhen.
RESULTADOS – Dentre os resultados esperados da parceria entre as duas instituições, estão: a formação de uma equipe de profissionais altamente especializados no Brasil; a facilitação da transformação digital e a modernização das questões específicas no país; o suporte a empresas locais e o aumento da presença e influência internacional.
Conforme o MoU, a cooperação internacional visa cultivar profissionais com habilidades técnicas em TIC. Para isso, busca-se criar programas de graduação e de projetos de treinamento técnico não vinculados a diplomas que estejam alinhados com as tendências educacionais globais, promovendo iniciativas internacionais que incluam tanto a formação de mão de obra desenvolvida em tecnologia aplicada quanto a pesquisa inovadora.
Em relação ao Laboratório Internacional Gêmeo de TIC, o Memorando de Entendimento contempla tarefas específicas a serem realizadas pelo IFPB e SZIIT, dentre as quais:
- Lançamento do projeto “Luban Workshop” (que envolve a capacitação de professores profissionais em TIC que, por sua vez, treinarão estudantes locais ou funcionários de empresas, apoiando o desenvolvimento da indústria local de TIC);
- Desenvolvimento de programas educacionais conjuntos;
- Facilitação de intercâmbios de professores e estudantes;
- Promoção da colaboração em pesquisa;
- Ampliação do intercâmbio cultural para promover o entendimento mútuo, com oferta de cursos por parte de cada instituição sobre a língua e a cultura da outra, a fim de fomentar trocas educacionais e culturais, promovendo a “conectividade entre pessoas”.
Delegação visitou o Polo de Inovação e os Campi de JP e CG
No primeiro dia, o roteiro da comitiva chinesa na Paraíba contou com visitas ao Campus Campina Grande (na cidade homônima) e à sede da Reitoria, em João Pessoa; ocasião em que foi assinado o Memorando de Entendimento. Na Casa Rosada, o grupo chinês foi recebido pela reitora Mary Roberta, gestores e servidores da instituição, dentre os quais: o pró-reitor de Ensino, Neilor César; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Josi Batista; a diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG), Deyse Morgana; o diretor-geral do Polo de Inovação, Erick Melo; o diretor-geral da NEO-IFPB, professor Valdecir Moreno; a diretora de Articulação Pedagógica, Lucrécia Petrucci; a diretora-geral de Comunicação, Mayara Guimarães; o assessor especial para Inovação e Empreendedorismo do IFPB, Ramiro Manoel; e a assessora de Relações Institucionais e Internacionais do IFPB, Mônica Montenegro.
No segundo dia de agenda oficial, a delegação de Shenzhen conheceu as instalações do Campus João Pessoa e do Polo de Inovação, ambos na capital paraibana. Tanto em João Pessoa quanto em Campina Grande, a programação da comitiva incluiu apresentação de palestras e visita a laboratórios do IFPB, para que os dignitários da China pudessem conhecer as instalações do Instituto bem como algumas pesquisas em andamento. No Campus Campina Grande, a delegação chinesa foi recebida pela diretora-geral Ana Cristina Dantas e docentes da unidade, além da diretora-geral do Campus Avançado Areia, Cláudia Brandão. Na oportunidade, passaram por diversos ambientes, como restaurante estudantil, laboratórios de Mineração, de Redes e de PeG. Já na capital, a delegação participou de uma visita guiada, em que pôde conhecer sete laboratórios do Campus João Pessoa, além de outros ambientes, e também teve contato com a estrutura do Polo de Inovação, onde foram recebidos pelo diretor-geral da unidade, Erick Melo, e pesquisadores.
SOBRE O SZIIT – O Instituto de Tecnologia da Informação de Shenzhen é uma instituição pública de Ensino superior em regime integral. A instituição se destaca como participante da primeira rodada do Plano de Desenvolvimento de Escolas e Disciplinas de Ensino Profissional de Alto Nível com Características Chinesas. Além disso, é reconhecida como Instituto Vocacional Modelo Nacional e como Instituto Nacional Demonstrativo de Tecnologia Vocacional em Software. Aproveitando a indústria de informação dinâmica e o ecossistema de inovação em Guangdong e Shenzhen, o SZIIT oferece 50 programas especializados, incluindo Comunicações 5G, Inteligência Artificial, Big Data, Computação em Nuvem, Tecnologia Blockchain, Circuitos Integrados, Software Industrial e Robótica Industrial. Com mais de 15.000 estudantes em regime integral e um corpo docente superior a 1.500 pessoas, o instituto conta com cerca de 1.000 professores em tempo integral.
DGCOM/IFPB; fotos: Angélica Lúcio; Odlinari Silva/ laboratório Assert- Campus João Pessoa; Maria Eduarda Batista, estagiária de Jornalismo do Campus Campina Grande.