O ex-presidente Lula (PT) tem 37% da intenção de voto, em pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (20). Em seguida, vem Jair Bolsonaro (PSL), com 18%. No cenário em que o candidato do PT é o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, o capitão da reserva vai a 20%.
O levantamento do Ibope, encomendado pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, entrevistou 2.002 pessoas em 142 cidades, de 17 a 19 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BR-01665/2018.
Os candidatos Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Alvaro Dias (Podemos) estão tecnicamente empatados em terceiro lugar, dentro da margem de erro, com 6%, 5%, 5% e 3%, respectivamente.
Em seguida, com 1%, aparecem Eymael (DC), Guilherme Boulos (Psol), Henrique Meirelles (MDB) e João Amoêdo (Novo).
Os candidatos Cabo Daciolo (Avante), Vera Lúcia (PSTU) e João Goulart Filho (PPL) não chegaram a 1%.
Brancos e nulos somaram 16%, e os eleitores que não souberam ou não responderam são 6% dos entrevistados.
Cenário com Haddad
O Ibope também testou o nome de Fernando Haddad como o candidato petista ao Planalto. Neste cenário, Bolsonaro lidera, com 20% da intenção de voto. A candidata da Rede, Marina, salta para 12%, tecnicamente empatada no segundo lugar com o pedetista Ciro Gomes, que tem 9%.
O tucano Geraldo Alckmin tem 7% nesta simulação, enquanto Haddad tem apenas 4% da preferência do eleitorado.
Alvaro Dias tem 3%, e é seguido por Eymael, Boulos, Meirelles, Amoêdo, Daciolo, Vera e Goulart Filho, todos com 1%.
Se a eleição fosse hoje, 29% votariam branco ou nulo, e 9% não souberam ou não responderam.
Estadão