O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai promover um mutirão de consultas e exames de mamografia e ultrassonografia neste mês. Serão ofertados atendimentos extras de mastologia para colaboradoras, esposas e mães dos servidores. A ação, intitulada “Outubro Rosa: Cuidar de quem cuida”, é promovida pela Unidade de Saúde da Mulher (Umul).
Para ter acesso, as interessadas devem se dirigir ao Ambulatório de Mastologia e realizar o agendamento. Um pré-requisito para participar do mutirão é ter, no mínimo, 40 anos de idade. Ao todo, serão 110 consultas, 100 mamografias e 25 exames de ultrassonografia, para casos suspeitos de câncer de mama.
“Foi proposto o aumento do número de atendimentos pelas mastologistas do HULW durante o mês de outubro 2023, com o objetivo de facilitar o acesso às funcionárias, ampliando a oferta de consultas e mamografias”, destacou a chefe da Umul, Renata Gadelha.
De 16 a 20 de outubro, também vão ser realizadas palestras no Ambulatório de Mastologia com a finalidade de conscientizar as pacientes sobre o câncer de mama, como prevenção e tratamento. “As colaboradoras e familiares receberão orientações por meio de palestras. Em seguida, serão direcionadas ao consultório médico”, esclareceu.
Haverá ainda um mutirão de cirurgias da mama, para casos benignos, no dia 12 de outubro. Serão beneficiadas pacientes acompanhadas pelo serviço de mastologia do HULW. “Como esta data é um feriado e não há procedimentos marcados no Bloco Cirúrgico; e tendo em vista a necessidade da realização das cirurgias de patologias benignas da mama, iremos realizar 20 cirurgias ambulatoriais, em que as pacientes terão alta 12 horas após o procedimento, ou seja, no mesmo dia”, explicou Renata.
Campanha
O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990 em Nova York (EUA) e, desde então, acontece anualmente. O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e mortalidade pela doença.
A ideia da campanha é também fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo.
Para 2023, foram estimados 73.610 novos casos no Brasil, com um risco aproximado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no país.
Confira a programação
16/10/2023 – Manhã
Café da manhã com especialista – abertura da semana de palestras.
Dra. Ana Thereza Uchôa
17/10/2023 Manhã
Roda de conversa sobre o Câncer de mama
Dra. Juliana Pontes
17/10/2023 Tarde
Atividade teórica da liga Professora de mastologia UFPB
Adriana Torres
18/10/2023 Manhã
Roda de conversa sobre Mitos e Verdades do Câncer de mama
Dra. Hellen Palitot
18/10/2023 Tarde
Atividade teórica da liga de mastologia UFPB
Professora Lakymê
19/10/2023 Manhã
Desmistificando a mamografia e as biópsias mamárias
Dra. Josivânia Felipe e Dra Lise Melo
20/10/2023 Manhã
Mitos e verdades sobre o Câncer de Mama
Enfermeira Ana Cristina e Enfermeira Hemmily
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.