A limpeza e a desinfecção do ambiente hospitalar estão entre as principais medidas de prevenção de infecções em unidades assistenciais de saúde. Para que tais atividades sejam feitas da forma correta, a equipe responsável pela higienização precisa estar bem capacitada e ciente de sua responsabilidade. No Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), esse processo é feito de forma contínua com o objetivo de capacitar a equipe nas melhores práticas de higienização.
Nos dias 16 e 17 de setembro, mais de cem colaboradores terceirizados que atuam na área da higienização do centro de saúde participaram de um treinamento ministrado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HULW. A capacitação foi realizada de forma presencial, no auditório Professor Lindbergh Farias, com os profissionais divididos em turmas e horários diferentes, para evitar aglomeração.
O colaborador Evandro Lourenço Gonzaga, que atua na higienização da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), participou da capacitação e ficou muito satisfeito com o conteúdo ministrado, especialmente com a demonstração da forma correta de se fazer a higienização de camas e carrinhos de limpeza. “Aprendi muitas coisas importantes nesse treinamento. Muita coisa mesmo. Eu sempre participo dessas atividades e sempre é bom saber mais, para fazer o trabalho correto”.
Para Francisca de Sousa Barreto Maia, uma das enfermeiras da CCIH que participaram da capacitação como facilitadora de conteúdo, os colaboradores que atuam na higienização têm uma participação muito efetiva na prevenção e controle da infecção hospitalar. No conteúdo ministrado, são repassadas informações diversas, como princípios da limpeza, higienização das mãos, como a limpeza do ambiente deve ser feita, produtos que devem ser utilizados e sequência correta da higienização.
“É por meio desses profissionais que nós conseguimos minimizar a transmissão por contato das infecções dentro da nossa instituição”, afirma Francisca de Sousa. A enfermeira acrescentou que esse tipo de treinamento é realizado no primeiro e segundo semestre de cada ano, ou sempre que o HULW recebe novos profissionais no serviço de higienização. “A gente realiza um primeiro treinamento e, no segundo, tira dúvidas e faz avaliações do aprendizado, tentando identificar dificuldades na realização do serviço e de que forma podemos saná-las”, acrescenta.