O presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB), se pronunciou nessa terça-feira (4) nas redes sociais sobre a “batalha de bonés”, que tem marcado o debate político no Brasil, com a participação de aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e opositores.
Em seu perfil no X, o deputado federal afirmou que, para ele, o boné tem a função de proteger a cabeça do sol, e não de solucionar os problemas do país.
“Pra mim, boné serve pra proteger a cabeça do sol, e não pra resolver os problemas do país. O que a gente precisa é fazer, e ter a cabeça aberta pra pensar em como ajudar o Brasil a ir pra frente”, escreveu o paraibano.
A “batalha de bonés” começou em janeiro, após o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparecer com um boné vermelho com a frase “Make America Great Again”, associada ao movimento político dos apoiadores de Trump, o que gerou reações no cenário político brasileiro.
Como reação ao gesto de Tarcísio, ministros e apoiadores do governo Lula passaram a usar bonés azuis com a frase “o Brasil é dos brasileiros”. O item foi utilizado pela primeira vez durante as eleições no Congresso, quando membros do governo, como os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Camilo Santana (Educação), apareceram na votação para presidente da Casa com o acessório. Na terça (04), um vídeo de Lula usando o boné foi publicado nas redes sociais do presidente.
O comentário de Motta nas redes sociais foi feito poucas horas depois da postagem do petista no Instagram e um dia após seu encontro com o chefe do Executivo no Palácio do Planalto.