Situações de emergência podem ocorrer a qualquer momento e em qualquer lugar. Quando se trata de uma unidade de saúde, mais ainda. Para lidar com esse tipo de ocorrência, 120 colaboradores do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), vinculado à Rede Ebserh/MEC, participaram recentemente de uma atualização em primeiros socorros. Os funcionários que receberam a capacitação integram a Brigada de Incêndio do HULW.
Voltado a profissionais de diferentes categorias, o curso teórico e prático de primeiros socorros integrou o cronograma de atividades da Brigada de Incêndio do HULW, formada em 2019. A atualização da equipe deveria ter ocorrido em 2020, mas a pandemia de covid-19 exigiu alterações no cronograma original. Por isso, as capacitações ocorreram em agosto.
A etapa teórica da capacitação em primeiros socorros foi ministrada pela professora Virgínia Porto, enfermeira intensivista do HULW, e pela enfermeira Laísa Ribeiro, chefe do Setor de Urgência e Emergência do HULW e responsável pela coordenação da etapa de primeiros socorros. “Com o encerramento da aula prática, na sexta-feira, temos agora no HULW 120 brigadistas treinados para enfrentar situações de emergência, trazendo uma maior segurança para os profissionais e os usuários do hospital”, declara Laísa Ribeiro.
Já a parte prática do treinamento foi apresentada pelo enfermeiro e professor Ricardo Moura Leite, que ministrou o curso de forma voluntária. As aulas teóricas ocorreram de forma on-line, mas a exposição prática se deu presencialmente, com 120 brigadistas divididos em sete turmas, incluindo, dentre outras coisas, orientações sobre suporte básico de vida e o protocolo XABCDE, que é uma padronização para o atendimento inicial ao paciente politraumatizado, com definições de prioridades na abordagem ao trauma.
“Emergência existe em todo local. Pode haver uma parada com um paciente na UTI, alguém ter um trauma em uma escada com uma hemorragia, e a equipe precisa estar apta a lidar com essas situações até a chegada de profissionais especializados”, afirma Ricardo Leite.
Gigliola Germano é técnica de enfermagem do HULW, lotada na Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias (Udip). Ela ficou muito satisfeita com o curso, pois sabe que será muito importante no dia a dia. “É um curso muito importante, porque a gente está predisposta a encontrar uma situação dessas a qualquer momento, como uma parada cardiorrespiratória. Por isso é necessário ter o conhecimento teórico e prático para poder ajudar a vítima naquele momento e, assim, até ter a chance de salvar uma vida”, diz.
Atualização de brigadistas é obrigatória
Conforme norma técnica do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), que trata da instalação e atuação de Brigada de Incêndio e Bombeiro Civil em instituições públicas ou privadas, a atualização do conhecimento dos brigadistas é obrigatória. No HULW, a primeira etapa da capacitação foi realizada entre os dias 2 e 6 de agosto, abordando medidas de proteção e combate a incêndio. A segunda, sobre situações de emergência, ocorreu em 23 e 27 de agosto.
Em relação a situações de emergência, a norma técnica do Corpo de Bombeiros estabelece que os brigadistas precisam estar habilitados a “prestar primeiros socorros às possíveis vítimas, mantendo ou restabelecendo suas funções vitais com SBV (Suporte Básico da Vida) e RCP (Reanimação Cardiopulmonar) até que se obtenha o socorro especializado”.
Em breve, haverá uma nova etapa de treinamento para os brigadistas do HULW-UFPB, com treinamento de triagem Start (Simple Triage and Rapid Treatment; Triagem Simples e Tratamento Rápido). A capacitação está sendo organizada pela Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost) e pelo Setor de Urgência e Emergência (SUE).