Os atendimentos ambulatoriais da Maternidade Frei Damião, em João Pessoa, serão realizados, a partir da próxima segunda-feira (14), no Hospital da Mulher D. Creuza Pires. A mudança inclui também a transferência do Banco de Leite Anita Cabral, responsável por ações como a coleta de leite materno, o teste do pezinho e a captação de doadoras.
A decisão foi tomada após o encerramento das atividades do ambulatório da Frei Damião, ocorrido no dia 7 de julho. Pacientes com consultas agendadas a partir do dia 14 serão atendidos normalmente, sem alteração no horário ou data. Já quem tinha marcação entre os dias 7 e 11 está sendo contatado pela equipe da unidade para que o reagendamento seja feito com antecedência.
De acordo com Marcela Tárcia, diretora-geral da Maternidade Frei Damião, a mudança ocorre de forma gradativa, com o objetivo de garantir mais conforto, modernidade e estrutura para os atendimentos. A gestora também informou que, em breve, a unidade II da maternidade, situada no bairro Jaguaribe, também será realocada para o novo hospital.
No Hospital da Mulher, serão mantidos todos os serviços ambulatoriais eletivos, como acompanhamento de pacientes egressas, consultas médicas agendadas, pré-natal de alto risco e planejamento familiar. A unidade, que ocupa uma área de 14 mil metros quadrados, recebeu um investimento superior a R$ 120 milhões e foi projetada para atender a mulher em todas as fases da vida, oferecendo serviços hospitalares e de prevenção.
A estrutura conta com centro de imagem de alta resolução, centro de parto normal, Unidades de Terapia Intensiva (neonatal e adulta), centro cirúrgico obstétrico, unidades de cuidados intermediários (convencional, adulto e canguru) e 203 leitos no total. Além disso, o hospital também será referência no atendimento a vítimas de violência sexual.
A Secretaria de Estado da Saúde reforçou que a transição está sendo organizada de forma a preservar a continuidade dos atendimentos e garantir a qualidade na assistência à saúde da mulher na Paraíba.