Um corpo masculino foi encontrado sem vida na praia de Barra de Gramame, localizada na Zona Sul de João Pessoa, no final da tarde desta sexta-feira (11). A ocorrência mobilizou equipes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Segundo dados iniciais, o corpo foi localizado por surfistas, que estavam na região e acionaram as autoridades ao perceberem a presença do homem já submerso na água. A vítima, ainda não identificada, aparenta ter entre 40 e 50 anos de idade.
O delegado Felipe Viana, da Delegacia de Homicídios, esteve no local e confirmou que o homem tinha sido visto por frequentadores da praia caminhando na faixa de areia, próximo ao Maceió, região onde ocorre o encontro do rio com o mar. Segundo o delegado, a vítima foi retirada da água e levada para a parte superior da areia antes da chegada das autoridades.
“Trata-se de um homem de meia idade, ainda sem identificação. Aparentemente foi um afogamento, mas tudo será confirmado após a realização da perícia”, afirmou Felipe Viana.
Ainda segundo o delegado, não havia sinais de violência aparente, e o corpo foi encaminhado para exames, incluindo o necropapiloscópico, que deve auxiliar na identificação da vítima e na determinação da causa da morte.
A praia de Barra de Gramame é conhecida por ter um mar mais agitado, com características que favorecem a prática de esportes como o surfe, o que pode indicar condições perigosas para o banho em determinadas áreas.
As autoridades seguem aguardando o reconhecimento por familiares e o resultado da perícia para esclarecer as circunstâncias do caso.
O afogamento é um problema sério no Brasil. De acordo com um estudo divulgado em 2024 pela
Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático
(Sobrasa), com base em dados de 2022, a cada 90 minutos, uma pessoa morre afogada no país. A pesquisa aponta que o afogamento é a segunda principal causa de óbito de crianças entre 1 e 4 anos e a quarta principal entre jovens de 5 a 24 anos.