• Sobre
  • Contato
08/09/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Moradia

HABITA CABEDELO: Prefeitura entrega termos de posse e regulariza 80 moradias

16 de fevereiro de 2023
em Destaque2, Moradia, Paraíba
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
A A
HABITA CABEDELO: Prefeitura entrega termos de posse e regulariza 80 moradias

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação (Seplan), deu seguimento, nesta quinta-feira (16), ao programa Habita Cabedelo, que regulariza moradias nas áreas de interesse social no município. Foram entregues 80 termos de posse a moradores da Comunidade do Pontilhão, no bairro de Jardim Manguinhos.

No total, já são 1.000 certidões de regularização fundiária entregues no município, em diversas áreas, proporcionando aos moradores a certeza da aquisição da documentação de posse definitiva de suas casas.

“Esse é um momento de muita alegria para todos nós. Entregar esse documento é a certeza de que ninguém mais pode tirar a casa de vocês, moradores. A casa, agora e em definitivo, é de vocês! É uma felicidade ainda maior poder ver essa comunidade do Pontilhão com uma infraestrutura que antes nunca tivera. A construção da terceira via aqui, asfaltada, vai acabar com a lama e os buracos e valorizar ainda mais essas casas que, hoje, estamos regularizando. Isso era uma demanda muito antiga da população e um sonho nosso, como gestor, de entregar qualidade de vida a quem tanto merece”, ressaltou o prefeito Vitor Hugo.

O programa Habita Legal foi instituído na atual gestão, por meio da Lei 2.019, de 02/10/2019, e orienta-se pelas diretrizes definidas em lei federal, especificamente no que se refere à política de desenvolvimento urbano e ao Plano Nacional de Habitação Popular. Dessa maneira, medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais devem ser tomadas no sentido de promover a regularização dos assentamentos irregulares e a titulação de seus ocupantes.

O projeto é realizado por meio de mapeamento e levantamento das ocupações em áreas públicas, assim como a identificação dos cidadãos que estão residindo em propriedades sem documento que legitime sua posse. O processo, que é todo realizado de forma gratuita, tem como pilares a regularização dos imóveis, a urbanização e a melhoria de condições de moradia de assentamentos irregulares. O termo de posse dá início ao processo que, após procedimento junto ao cartório competente de registro de imóvel, concede aos moradores a escritura definitiva.

Os imóveis que estão sendo regularizados já são pertencentes ao Município ou então já foram desapropriados pela Prefeitura. A maioria dos imóveis se encontrava em situação irregular, uma vez que haviam sido doados pela própria Prefeitura em gestões passadas: unidades habitacionais construídas com verbas públicas, mas que não possuíam Escrituras, Termos de Posse ou nenhum documento que comprovasse o domínio dos proprietários beneficiados.

Por onde chega, o Programa Habita Legal realiza sonhos e atende às expectativas de muitos moradores. Alguns que por muito tempo esperavam a realização dessa medida que garante a posse e dá início ao processo para obtenção do título definitivo (escritura) dos imóveis em que vivem.

A doméstica Aline Kelly dos Santos, moradora da comunidade do Pontilhão/Jardim Manguinhos lutava por esse direito há aproximadamente 4 anos.

“Para quem lutou há tanto tempo, ter agora o seu cantinho regularizado é uma benção de Deus. Principalmente para quem não tem renda e não tinha como pagar um aluguel e agora conseguiu. Primeiramente, queremos agradecer a Deus e depois a atual gestão municipal por ter proporcionado isso a todos nós”.

O auxiliar de conservação José Carlos do Nascimento, emocionado, contou sua trajetória até a conquista do termo de regularização de posse.

“Foi muita luta! Eu cheguei aqui há uns 7 anos e, antes, a gente tinha construído bem próximo da linha férrea e há 3 anos fomos relocados pra o outro lado. E agora, graças a Deus, chegou o dia de dizer que esse canto é meu. Eu confesso que havia construído com medo de virem derrubar novamente, mas agora vai dar pra se esforçar e rebocar a casa sem esse receio. E assim a gente pode melhorar de vida”, finalizou.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

STTRANS conclui circuito com quase 2,5km de ciclofaixa que liga a zona sul com o centro de Patos

Próxima Matéria

Salário mínimo terá novo aumento em maio

Matérias Relacionadas

Veneziano exalta aprovação de proteção a crianças em ambientes digitais, mas alerta para a necessidade de proteger todos os usuários
Brasil

Veneziano exalta aprovação de proteção a crianças em ambientes digitais, mas alerta para a necessidade de proteger todos os usuários

28 de agosto de 2025
Prefeitura de João Pessoa conquista prêmio nacional com plataforma que dá voz ao cidadão
João Pessoa

Prefeitura de João Pessoa conquista prêmio nacional com plataforma que dá voz ao cidadão

28 de agosto de 2025
“O atual governo em nenhum momento quis esconder”, diz Veneziano ao analisar criação da CPMI do INSS
Brasil

“O atual governo em nenhum momento quis esconder”, diz Veneziano ao analisar criação da CPMI do INSS

28 de agosto de 2025
Próxima Matéria
João Azevêdo anuncia calendário de pagamento referente a novembro e de 13º dos servidores estaduais

Salário mínimo terá novo aumento em maio

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio