A presidente da Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep), Gregória Benário, garante que o recente convênio firmado com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Paraíba (Sebrae-PB), reafirma o compromisso do governo estadual em garantir a desburocratização e a celeridade de todo o processo de abertura de empresas. A cooperação técnica entre Jucep e Sebrae foi assinada pelo governador João Azevêdo (PSB) no último dia 29, em João Pessoa.
O convênio, segundo Gregória, visa a execução de ações estratégicas para a simplificação e fortalecimento do ambiente de negócios no estado. “Esse é um avanço muito importante e vem trazendo o viés tecnológico inserido em um único sistema, buscando não apenas ter o CNPJ, que já sai em 24 horas, mas todo o trâmite, desde o alvará, licenciamento até a fase de atuação das empresas”, sintetiza Gregória Benário, que também responde pela presidência do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Paraíba.
“Nós já temos a Jucep Digital, mas, para além dela, teremos um espaço para que o empresário tenha um acesso a toda a abertura de empresa”, completa Gregória, que assumiu a Jucep em janeiro do ano passado, em substituição ao ex-deputado Simão Almeida, filiado histórico do PCdoB na Paraíba, que havia morrido um mês antes, aos 77 anos, por complicações da covid-19.
A cooperação técnica, que visa a execução de ações estratégicas para a simplificação e fortalecimento do ambiente de negócios no estado, tem o objetivo de criar um programa de simplificação e desburocratização, implementar a Redesim nos 223 municípios do estado, do Balcão Único Estadual, o ranking das Gestões Municipais e contribuir para o desenvolvimento do projeto de implantação de museu empresarial da Jucep.