O Governo Federal deu início ao desenvolvimento do Plano Setorial de Oceano e Zona Costeira, uma ação integrante do Plano Clima Adaptação, com o objetivo de reduzir os impactos das mudanças climáticas em áreas vulneráveis, como a Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba. A iniciativa visa minimizar os efeitos do avanço do nível do mar, como também proteger as comunidades costeiras da região.
Segundo o Governo Federal, a gestão e o planejamento das áreas costeiras do Brasil são de responsabilidade dos municípios. Entretanto, entre as diretrizes estabelecidas, está o Guia de Diretrizes de Prevenção e Proteção à Erosão Costeira, que oferece suporte técnico às prefeituras para a implementação de medidas de proteção ambiental e redução de riscos nessas regiões.
O Plano Setorial inclui ações preventivas, como a proteção dos ecossistemas costeiros, estratégias de adaptação para as comunidades vulneráveis e iniciativas para fortalecer a resiliência das infraestruturas locais aos impactos das mudanças climáticas.
Na última semana, a pavimentação de um trecho que dá acesso à ‘Aldeia Forte’, em Baía da Traição, foi danificada pelas fortes ondas do mar durante a maré alta. O prefeito Sérgio Lima informou que, devido à intensidade dos danos, um dos lados da via desmoronou. Em resposta, a área foi isolada até que ações preventivas sejam executadas para evitar novos problemas na estrada e garantir a segurança dos moradores e visitantes.