Começou a ser paga, nesta terça-feira (21), a segunda parcela do auxílio emergencial concedido aos 2,6 mil pescadores profissionais artesanais da Paraíba afetados pela mancha de óleo no litoral do estado. De acordo com o Ministério da Agricultura, os profissionais contemplados exercem a atividade de pesca nos municípios de Cabedelo, Conde, João pessoa, Marcação, Pitimbu e Rio Tinto.
Conforme a pasta, hoje podem sacar os pescadores cujo NIS tem finais 1 e 2. O pagamento será feito pela Caixa entre os dias 21 e 31 de janeiro.
Os pescadores podem sacar o benefício com o cartão social em qualquer canal da Caixa, como casas lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes Caixa Aqui. Os que não têm o cartão precisam ir a uma agência do banco levando documento de identificação com foto e o NIS.
Os recursos passaram a ser destinados após o Ministério estabelecer períodos de defeso adicionais para este ano nas atividades pesqueira nas áreas atingidas pelo óleo no Nordeste. A primeira parcela foi paga em dezembro e cada uma é de R$ 998. O dinheiro poderá ser sacado em até 90 dias, contados da data da disponibilização do crédito ao beneficiário. Esse benefício não interfere no recebimento do seguro-defeso pelos pescadores conforme legislação específica.