O presidente da Polônia, Andrzej Duda, recusou uma reunião com Jair Bolsonaro. Apesar de ser de extrema-direita, o motivo seria a insatisfação de Duda com a ida de Bolsonaro à Rússia para encontro com Vladimir Putin.
Em janeiro, Bolsonaro havia dito que iria emendar a viagem à Rússia com uma visita à Polônia e à Hungria, países governados pela extrema-direita. O as tensões dos Estados Unidos e da OTAN com a Rússia em razão da Ucrânia acabaram mudando os planos.
Segundo informações do jornalista Assis Moreira, do Valor Econômico, o Itamaraty negociou a visita, mas recebeu a recusa de Jakub Kumoch, assessor do presidente. Duda estaria sem tempo em razão da situação tensa na Ucrânia. Houve a sugestão, então de postergar a visita para março, para não indispor tanto os dois países.
Jair Bolsonaro desembarcou nesta terça-feira (15) em Moscou, capital da Rússia, para uma visita oficial a Putin e levou o vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos), seu filho 02.
A Polônia não possui boas relações com a Rússia e não gostou da visita em meio às tensões na Ucrânia. No Fórum Global desta terça, o advogado Hugo Albuquerque, editor da Autonomia Literária, comentou sobre essa situação e alertou para essa possível recusa.
Revista Fórum