O Governo da Paraíba lançou, nesta terça-feira (7), um edital que financiará com R$ 1 milhão pesquisas científicas que apresentem soluções de monitoramento, análise e recomendações relativas à pandemia de Covid-19. Os recursos são oriundos do Tesouro Estadual. Conforme edital publicado no Diário Oficial do Estado, cada proposta poderá solicitar o valor máximo de R$ 200 mil. Os projetos devem ser executados em até nove meses.
Pesquisadores e cientistas interessados devem se inscrever até o dia 16 de abril, no sistema da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). A lista de pesquisas selecionadas será divulgada no dia 29 do mesmo mês.
Poderão concorrer ao edital professores efetivos de quaisquer IES pública, com título de doutorado, currículo atualizado na Plataforma Lattes, registro ORCID atualizado e membro de um dos Grupos de Pesquisa cadastrado no CNPq ou Observatórios que comporão a equipe. Cada coordenador poderá submeter uma única proposta.
Os membros das equipes de pesquisa, incluindo estudantes, devem ter sua participação justificada por meio de currículo resumido apresentando a expertise para o caso. É permitido e desejável que mais de um grupo de Pesquisa atuem em conjunto, fortalecendo a dimensão interdisciplinar do proponente.
O edital não limita os temas de pesquisa, mas sugere as seguintes abordagens:
– Desenvolvimento de testes diagnósticos clínicos sensíveis, específicos, rápidos e de custo competitivo para Covid-19;
– Desenvolvimento de ventiladores pulmonares portáteis de baixo custo;
– Desenvolvimento de produtos antivirais ou outros produtos que possam servir como terapia de apoio, ou para diagnóstico e prevenção da doença;
– Desenvolvimento de aplicativos baseado em pesquisa que contribua para a compreensão e influência do comportamento do vírus (inclui pesquisa baseada em georreferenciamento e dados sociais para investigar e mapear zonas de risco nas grandes cidades).