Governadores brasileiros estão usando seus perfis nas redes sociais para desmentirem o presidente Jair Bolsonaro que colocou a culpa na alta dos combustíveis no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos estados.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), fez uma série de posts na sexta-feira (27) justificando uma possível “isenção de culpa” do estado no aumento das tarifas. Ele respondeu as falas polêmicas de Bolsonaro que responsabilizou os gestores estaduais pela alta na gasolina e no gás.
Segundo Zema, “não houve nem haverá aumento” de impostos em sua gestão, e o ICMS dos combustíveis em Minas é “o mesmo desde 2018, quando a gasolina era R$ 4”.
Na postagem seguinte, o governador afirmou que o ICMS do etanol em Minas é o “segundo menor do Brasil” e que “a culpa do aumento dos combustíveis não é do ICMS nem do governo do estado“.
Zema também disse que Minas Gerais é um estado que deve mais do que recebe, alegando que a privatização de estatais mineiras poderia “possibilitar espaço para a redução de impostos”.
Sobre a destinação do ICMS, o gestor disse que 25% vai para 853 prefeituras, que o utilizam na saúde primária, educação básica e serviços, e, com o restante, “o Estado paga hospitais, mantém a educação, financia obras, segurança, salários, remédios e tudo mais sob sua responsabilidade”.
Já nesta segunda-feira (30) foi a vez de Ronaldo Caiado (DEM), governador de Goiás, desmentir o presidente sobre o papel do ICMS no preço dos combustíveis.
“A alíquota que é cobrada em Goiás é a mesma desde 2016. Não fizemos nenhum reajuste. O imposto é o mesmo do ano passado, por exemplo, em que a gasolina custava até menos de R$ 4,00,” escreveu o governante em seu twitter.
“O ICMS do álcool de Goiás é o 5º mais barato. O aumento da gasolina nunca foi culpa do Estado, porque o reajuste é feito pela Petrobrás, seguindo o valor do dólar. Só neste ano, a Petrobrás já subiu em mais de 51% os combustíveis no País. Enquanto for assim, o preço vai subir”, acrescentou.
Com informações de O Antagonista e G1.