Na próxima sexta-feira (16), um grupo de governadores brasileiros irá se reunir com a secretária-geral adjunta da Organização das Nações Unidas (ONU), Amina Mohammed, para solicitar ajuda humanitária para o país, principalmente no que diz respeito a mais imunizantes contra a Covid-19.
Segundo Wellington Dias (PT), governador do Piauí e coordenador do tema da vacina no Fórum Nacional de Governadores, o encontro será realizado por videoconferência e foi confirmado nessa segunda-feira (12) pela coordenadora do escritório da ONU no Brasil, Marlova Noleto.
Na nota divulgada pelo governador, ele frisa que a reunião foi convocada, principalmente, para pedir por mais vacinas para “conter uma tragédia ainda maior e com graves riscos para o mundo” com a geração de novas variantes do coronavírus.
Também estará na pauta do encontro virtual a ajuda para aquisição de oxigênio e medicamentos do “Kit intubação”. O Brasil registrou nesta segunda um novo recorde de média móvel de mortes por Covid-19: 3.124 óbitos.
“O Brasil tantas vezes foi solidário com outros países do mundo em ajudas humanitárias e agora o Brasil, neste Pacto Pela Vida, precisa de ajuda humanitária do mundo, principalmente com mais vacinas, e confiamos na ONU para alcançar esta sensibilidade e resultados para salvar vidas”, destacou Wellington Dias.
Os nomes dos governadores participantes da reunião ainda não foram divulgados.
O Globo