João Azevêdo (PSB) anunciou nesta segunda-feira (15), durante o programa Conversa com o Governador, na rádio Tabajara, concursos públicos para diversas áreas. Ao todo, serão disponibilizadas 2.380 vagas pela administração estadual.
O gestor informou que a Secretaria de Administração está autorizada a divulgar o edital, em até seis meses, para concursos nas áreas da Educação, Polícia Militar, Cultura e cargos técnicos.
Confira as vagas de concurso que serão disponibilizadas pelo Governo do Estado:
Educação – mil vagas professores;
Cultura – 33 vagas, sendo 10 para gestão cultural, 2 para antropólogo, 3 para arqueólogo, 5 para museólogo, 3 para paleontólogo, 4 para restaurador, 3 para arquivista, 2 para bibliotecário e 1 para historiador;
Polícia Militar – 900 vagas para soldados;
Corpo de Bombeiros – 200 vagas para soldados;
Cargos técnicos – 185 vagas, sendo 100 para Engenheiro Civil, 10 para Ambiental, 10 para Elétrico, 10 para Computação, 25 para Agrônomos, 20 para Arquitetos e 10 para Geógrafo;
Técnicos em Edificações – 50 vagas;
Auditor de Controle Interno – 12 vagas.
Além disso, o Governo do Estado irá publicar no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (16), o edital de processo seletivo para a formação de banco de reserva de professores que poderão atuar nas disciplinas da base técnica nas Escolas Estaduais de Educação Profissionalizante e nas Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs) nas 14 gerências regionais de ensino. O processo seletivo será composto por duas etapas, que compreendem a análise curricular e aula didática.
“Esse anúncio de hoje representa a melhoria no serviço público para que os concursados ajudem o estado a continuar prestando o seu serviço da melhor maneira possível e a melhor forma é por meio de concurso público, por isso, já autorizamos a Secretaria da Administração a contratar as bancas examinadoras”, destacou o governador João Azevêdo.
O gestor ainda elencou os concursos públicos e processos seletivos realizados pelo governo desde 2019, a exemplo da Educação, com dois mil professores convocados; Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), com 451 convocados; Procuradoria Geral do Estado (PGE), com 17 nomeados; Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (CFO), com 120 nomeados; além dos concursos em andamento para a Polícia Civil (1.400 vagas); Fundação PBSaúde, com 2.720 convocados; Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata); Companhia Docas; Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), com 154 vagas. Além disso, foram realizados processos seletivos para a Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Humano, Secretaria da Administração, Secretaria da Administração Penitenciária e PBPrev.
“O melhor caminho para entrar na administração pública é por meio do concurso, que classifica quem se dedicou aos estudos e essa é uma rotina do estado, proporcionar as condições para que as pessoas entrem pela porta da frente do serviço público”, finalizou.
Dia histórico para o serviço público na Paraíba. Vamos abrir 2.380 vagas para profissionais de educação, cultura e segurança pública, que irão entrar pela porta da frente no estado. Concurso é emprego e melhoria na qualidade do atendimento oferecido para as pessoas. (segue o 🧶)
— João Azevêdo (@joaoazevedolins) May 15, 2023